Educação | 18/01/2023

Em mais um avanço na Educação Inclusiva, Prefeitura promove encontros de formação para agentes de apoio à inclusão e monitores

As formações são realizadas com objetivo de preparar os profissionais para receber os alunos nesta retomada do ano letivo. As aulas têm início em 6 de fevereiro

Em Louveira, para os profissionais da Rede Municipal de Ensino, o ano letivo já começou. Entre as ações da Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, estão sendo realizados neste mês de janeiro encontros para formação de agentes de apoio à inclusão e monitores de apoio escolar, que atuam como ADEB's (Auxiliar de Desenvolvimento do Ensino Básico), monitores de ensino básico e monitores de creche. Entre os temas serão abordados o acolhimento, atividades lúdicas, educação de alunos com aspectro autista, comunicação não-violenta e musicalização nas escolas.

"Nossa gestão fez para este ano o maior aporte financeiro em Educação dos últimos anos. São investimentos em diversos aspectos, no sentido de dar um salto de qualidade na Educação das nossas crianças. E a formação dos profissionais que estão ali, no dia a dia com elas, faz parte deste investimentos, porque o atendimento e a convivência com elas refletem diretamente no desenvolvimento das crianças. Por isso é essencial que seja feita agora neste início do ano", afirma o Prefeito Estanislau Steck.

Na próxima semana, de 23 a 27, a Prefeitura promove, por meio da Secretaria de Educação,  a Semana de Formação para os profissionais que atuam como ADEB , monitores de ensino básico e monitores de creche. Cerca de 160 profissionais participam da formação, que acontece na CECI Pequenos Brilhantes. Entre os temas serão abordados o acolhimento, atividades lúdicas, educação de alunos com aspectro autista, comunicação não-violenta e musicalização nas escolas.

Formação Apoio Escolar

Na primeira semana de janeiro, a formação foi realizada para 80 monitores do programa Apoio Escolar, que atendem os alunos com deficiência. A 2ª Jornada de Formação aconteceu na Emef José Odair Montelatto e abordou diversos temas, entre eles primeiros socorros na teoria e na prática, o autismo e também ética e compromisso profissional. Foram três dias de formação.

"Os encontros de formação, especialmente os voltados para os agentes de apoio à inclusão, têm como objetivo consolidar as ações educativas e capacitar os profissionais para atender às necessidades dos nossos alunos, priorizando o desenvolvimento, mas aliado ao bem-estar social, físico e emocional que elas apresentam", explica a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Formaçao Inclusão - 17-1 (1)

Formaçao Inclusão - 17-1 (3)

Formaçao Inclusão - 17-1 (1)

Formaçao Inclusão - 17-1 (4)