Desenvolvimento Urbano | 03/08/2023

Em Louveira investimentos públicos em obras aprimoram infraestrutura da cidade

Prefeitura foca nas melhorias do atendimento à população na área urbana da região central e do Santo Antônio, como também na área rural; são cerca de 30 em execução por toda a cidade

Com 30 obras em andamento por toda a cidade, Louveira tem vivido uma verdadeira transformação estrutural em diversas áreas. Na Educação, são 11 escolas beneficiadas, 4 com reformas de grande porte, e 8 com manutenções – pequenos reparos, adaptações dos espaços e, em especial, as pinturas, que estão renovando o aspecto físico das unidades de ensino. Para a Saúde, a Prefeitura investe na centralização da logística e armazenamento dos medicamentos e insumos da Secretaria. O prédio, localizado em Condomínio Industrial na área central, passa por uma grande reforma para adequações do ambiente e será um Centro Logístico da Saúde. Para o lazer, seguem para a segunda etapa da obra a transformação do Centro Equestre, a estruturação do Parque Municipal Capivari; e para o Esporte, o Centro de Treinamento para ginástica artística e artes marciais, o complexo esportivo no Burck entre outras áreas.

“Nossa gestão tem trabalhado intensamente para concretizar estas obras que são fundamentais para a melhoria dos atendimentos e serviços à população, e que vão ofertar uma melhoria significativa na vida dos louveirenses. Na Educação, por exemplo, entre reformas e pinturas são 11 escolas. Na Saúde, tem o Centro de Logística de Medicamentos, além das outras obras que já entregamos, como o Centro de Referência do Autismo, e outras que estão por começar, como o novo hospital do Santo Antônio para média complexidade, que está em fase burocrática de licitação, mas temos muitas outras obras nas áreas de lazer, de esporte; temos a construção da Usina de Suco, que era uma demanda antiga dos produtores rurais da cidade e que está bastante adianta. E temos acompanhado de perto todas elas com a equipe técnica vistoriando frequentemente”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Na Saúde, o Centro Logístico irá melhorar o serviço de armazenamento de medicamentos, insumos e demais suprimentos, já que hoje existem 2 locais separados: os medicamentos ficam armazenados no CS III (Centro de Saúde), no centro, e os demais suprimentos, no CRL (Centro de Reabilitação de Louveira).

São diversas obras importantes em infraestrutura. Na área central, a Prefeitura fará uma rotatória na rua Joaquim Simões visando a maior fluidez do tráfego. Na entrada da cidade (acesso pela rodovia Anhanguera), está sendo realizada a canalização do trecho do Córrego do Sapezal. A obra já está em execução. E para melhorar acessos específicos, a Prefeitura tem feito melhorias em duas pontes na Estrada Ecológica e uma ponte no Arataba.

Na Educação, a Prefeitura tem realizado melhorias na estrutura de 11 unidades, sendo que muitas delas, em especial as pinturas, já estão concluídas ou seguem para a fase final. Na EMEF Odilon Leite Ferraz a Prefeitura finaliza a pintura do ginásio, onde foi feita a aplicação do prime no piso da quadra, uma resina que confere um acabamento mais resistente. Receberam investimentos da Prefeitura neste ano as seguintes unidades escolares: CECI Mundo Maravilhoso, CECI Chapeuzinho Vermelho, EMEF Odilon Leite Ferraz e EMEF José Pereira Dutra, CEIL Centro, CECI Centro de Convivência Infantil, Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CECI Herdeiros do Futuro e EMEF Ângelo Argenton Filho.

No setor agrícola, a construção da Usina de Suco caminha para estruturação do segundo piso do prédio, que está sendo erguido no Barreiro, ao lado do CAP (Centro de Apoio ao Produtor). Na parte externa estão sendo instalados os bloquetes para pavimentação ecológica.

Para o lazer, o Parque Municipal Capivari também segue atualmente com a construção de um deque de madeira e a concha acústica: um espaço para shows e apresentações. E o Centro Equestre, onde tradicionalmente acontece e Queima do Alho, segue agora para a segunda etapa da do projeto, que é a estruturação do espaço externo. O local terá pista de caminhada e toda estrutura para abrigar os cavalos, já que o Centro também é construído para competições e cavalgadas.

E no Esporte Louveira também tem obras importantes: no Burck, a quadra existente está sendo transformada em um verdadeiro complexo esportivo. Já foram construídas sala multiuso, sanitários e vestiários. Do lado externo, foi feito um bolsão de estacionamento, que não havia; foi feita a pintura externa da quadra e agora será feito todo o fechamento com gradil. Na região central o destaque é a construção do Centro de Treinamento de Ginástica Artística e Artes Marciais. O local, construído em frente ao Parque Capivari, será um ponto de referência para competições locais e regionais.