Educação | 24/01/2024

Em fase final de obra, a escola do Estiva será reaberta em fevereiro e oferecerá ensino em período integral

A EMEF José Pereira Dutra foi totalmente reestruturada e aumentou sua capacidade de atendimento de 40 para 120 alunos; agora a entrada passa a ser pela R. Benedito Pereira Dutra; a escola tem novas salas de aulas, salas administrativas, mais sanitários e cobertura no pátio externo

Louveira recebe neste início de ano mais uma importante obra para a população a partir dos investimentos da Prefeitura na estrutura das escolas: a EMEF José Pereira Dutra está finalizada na área interna e segue para fase de conclusão da área externa, com a cobertura do pátio e acabamentos da fachada. Assim, os alunos retornam à escola já no início do ano letivo, em 7 de fevereiro. Mas a principal transformação é que a unidade passa a atender em período integral. Com ela, Louveira ganha a 4ª escola de período integral para o Ensino Fundamental.

Outra novidade é o aumento da capacidade de atendimento, de 40 para 120 alunos. São 5 salas de aulas, uma para cada turma, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A Secretaria de Educação reuniu os pais para explicar e informar sobre as mudanças. A unidade atende não apenas as crianças do Estiva, mas também do Vassoural.

A escola foi praticamente reconstruída, ganhou novas salas de aulas, novas salas administrativas, mais sanitários, inclusive adaptados para pessoas com deficiência e um pátio coberto na área externa. Uma das novidades é a mudança da entrada dos alunos, que passa para a R. Benedito Pereira Dutra e não mais pela Francisco Pereira Dutra. Desta forma, as crianças não se arriscam mais na esquina, portanto, têm mais segurança na entrada e saída.

A Prefeitura aproveitou melhor todo o terreno para ampliar a área útil da escola.  A fachada está moderna, assim como o pátio. A empresa finaliza o pátio externo, tanto a cobertura, o fechamento com grades, o jardim com o paisagismo, entre outros detalhes.

A obra foi realizada dentro do cronograma estabelecido; e para que ela acontecesse, os alunos foram acolhidos para as aulas na EMEF José Odair Montelatto, no Bairro Santo Antônio, durante todo o ano de 2023.

Demais obras em andamento

A Prefeitura realiza reformas também na EMEF Odilon Leite Ferraz, onde foi feita rampa de acesso ao piso superior. Também segue a implantação do playground próximo à quadra. A novidade da obra é a reforma na cozinha e no refeitório das crianças, onde serão colocados novos acabamentos, feita uma nova pintura e, entre outras melhorias na estrutura do espaço.

Na Cecoin Chapeuzinho Vermelho, o andar superior foi pintado; foram trocadas as portas e janelas; no piso inferior está pronta a sala dos professores e espaço para convivência. A próxima etapa é a instalação da cobertura na entrada da escola.