Saúde | 21/02/2024

Em continuidade ao combate à dengue, Prefeitura realiza série de ações educacionais e para eliminação de criadouros do mosquito

Mutirão Bairro a Bairro, Dia D da Campanha da EPTV, vistorias diárias, uso de drone, teatro nas escolas e atendimento de denúncias são algumas das ações realizadas

Em continuidade ao combate à dengue, a Prefeitura de Louveira, por meio da Vigilância em Saúde, estará no Altos da Colina a partir da próxima segunda-feira (26) com a Tenda da Saúde para orientar aos moradores com material educativos sobre a dengue, seus sinais, sintomas e recebimentos de denúncias. A ação também faz parte da Programação do Mutirão Bairro a Bairro, que realiza roçada, capina, limpeza de bueiro, manutenção de praças e espaços públicos, varrição, troca de lâmpadas e trabalho do caminhão cata-treco.

Neste sábado (24), acontece o “Dia D – Mutirão de combate ao Aedes” da Campanha da EPTV. Em Louveira, será realizado um mutirão na rua Imigrantes dos Italianos, sentido bairro Ana Maria, com presença da Tenda da Saúde para orientações sobre Arboviroses com materiais educativos das 8h às 12h.

No dia a dia, como forma de conscientização e controle, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza uma série de ações. Uma equipe especializada visita periodicamente imóveis residenciais e comerciais para orientações quanto aos sintomas de doenças transmitidas principalmente por mosquitos, como a dengue, bem como medidas de prevenção e controle de criadouros, vistoria em pontos estratégicos, bloqueio de controle de criadouros e aplicação de larvicidas em recipientes que não podem ser removidos. Nas visitas, um dos objetivos é conscientizar as pessoas ao redor sobre os cuidados para combater criadouros de mosquitos. Além da aplicação de larvicidas em recipientes, é coletado algumas amostras para serem analisadas em laboratório para determinar os locais que necessitam mais atenção e apoio.

Quando a equipe encontra um local que existe a dificuldade de acesso, é utilizado um drone para realizar a vistoria e verificar a existência de criadouros. Além disso, a equipe atende denúncias.

Sobre a vacina contra a dengue, a Secretaria de Saúde reforça que ainda nenhum município da Região Metropolitana de Jundiaí foi contemplado para receber do Governo do Estado. Essa decisão é com base no estudo epidemiológico realizado pelo Ministério da Saúde.

A partir de terça-feira (27), a Vigilância em Saúde inicia nas Escolas Municipais a apresentação de um teatro educacional sobre a dengue. O objetivo é, através de uma história com fantoches, ensinar as crianças sobre os sintomas e meios de se prevenir em casa. 

Os moradores podem realizar denúncias anonimamente pelos canais da Prefeitura de Louveira: aplicativo Relou, Fale Conosco, Ouvidoria e direto na Vigilância pelo telefone: (19) 3878-2323.

Orientações para a população se prevenir em casa:

- Tampe tonéis e caixas d’água; 
- Mantenha as calhas sempre limpas; 
- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo; 
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com telas;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Utilize lonas bem esticadas para cobrir objetos e evitar formação de poças d’água;
- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada.