Saúde | 12/05/2023

Em compromisso com saúde inclusiva, o Centro de Referência do Autismo de Louveira segue realizando atendimentos diários

Nesta sexta-feira (12), a Deputada Estadual, Andrea Werner, junto com o prefeito, Estanislau Steck, visitou o local para conhecer o espaço e as atividades

Em compromisso com saúde inclusiva e eficiente, o Centro de Referência do Autismo de Louveira (CAL) segue realizando diversos atendimentos diários, desde a inauguração realizada em março. Nesta sexta-feira (12), a Deputada Estadual, Andrea Werner, junto com o prefeito, Estanislau Steck, visitou o local para conhecer o espaço e as atividades. Os pacientes do são atendidos por mais de um profissional da equipe multidisciplinar por dia. Recentemente, o paciente Rafael Silva Carvalho, foi contratado para realizar serviços de administração no CAL.

“O Espaço é adequado e agradável para a convivência da população, que precisa e que merece toda essa estrutura. O Centro de Referência do Autismo de Louveira está em funcionamento para receber os pacientes, dando todo o tratamento e suporte necessários. Essa foi mais uma entrega que aconteceu dentro da programação de aniversário da cidade, onde os pacientes podem contar com uma nova disposição das salas para atendimento, consultórios e banheiros adaptados. Agradeço a visita da Deputada Andrea Werner que pode conhecer de perto o espaço, principalmente por ela também lutar por essa causa”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

O CAL está localizado no piso térreo do Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), no Jardim Vera Cruz, 400. 

“Estou muito impressionada e feliz com esse espaço, gostaria que outras cidades seguissem o exemplo que Louveira está sendo. Sabemos que as pessoas com autismo precisam de atenção dedicada, inclusiva, uma equipe multidisciplinar e o Centro de Referência de Autismo de Louveira conta com isso”, disse a Deputada Estadual, Andrea Werner.

Recentemente, o paciente Rafael Silva Carvalho, de 17 anos, foi contratado para realizar serviços de administração no CAL. “O CAL é bastante receptivo, aqui tudo é muito bem organizado. No começo eu só vinha para ser atendido, e agora surgiu essa oportunidade. Essa experiência vai ser muito boa para o meu futuro e eu estou gostando”, disse, Rafael.

Preparado pela Prefeitura de Louveira, o protocolo de atendimento do Centro de Referência do Autismo começa através do serviço Atenção Primária em qualquer Unidade Básica de Saúde, passando primeiramente por atendimento pediátrico ou clínico. Após isso, o paciente é encaminhado para avaliação no CAL. Desde antes da inauguração do novo espaço, a Secretaria de Saúde esteve chamando para avaliação os pacientes que estavam na lista de espera, após a avaliação dos especialistas, eles foram inseridos para acompanhamento no serviço. Os que não foram chamados foram orientados a seguirem com tratamento na rede normal, pois não foram diagnosticados com quadros de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para o primeiro agendamento, a equipe do CAL entra em contato com o paciente ou responsável para comunicar a data. Após a consulta, a equipe começa a preparar a sequência com as demandas de acordo com o diagnóstico, que pode levar várias sessões para ser concluído. O objetivo é atender as necessidades de cada paciente, sendo criança ou adulto.

Além da equipe padrão que também atua nas Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Referência do Autismo contará com especialidades para atender as demandas de cada paciente, incluindo: terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicólogo, psicopedagogo, profissional de educação física, neurologista infantil e psiquiátrica.

Para facilitar o atendimento, os pacientes serão divididos em três grupos de faixa etária: menores de 7 anos, de 7 a 17 anos e maiores de 18 anos.

O atendimento para crianças também inclui os pais e responsáveis, sendo proposto atividades coletivas. O objetivo é gerar um desenvolvimento saudável para o paciente de forma integrada com a família.

No protocolo de atendimento voltado para adultos, eles contarão com suporte a inserção de práticas integrativas, como treino de habilidade social e inserção no mercado de trabalho. Neste último, a Prefeitura de Louveira prepara convênio com as empresas da cidade para inserir essas pessoas.

A quantidade de sessões e profissionais a serem inseridos no cuidado ao paciente dependerá da avaliação da equipe multiprofissional, com o objetivo de atender de forma eficiente as necessidades individuais de cada usuário do CAL.

“Nossos especialistas estarão prontos para atender com atenção e cuidado cada usuário. Incluir as famílias junto no atendimento com as crianças é fundamental para o progresso dela e o Centro de Referência do Autismo conta com isso”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Entre outros investimentos na área da Saúde, a Prefeitura de Louveira, anunciou no dia 30 de março o novo Programa Rede Hospital Louveira, que contempla o anúncio do projeto de construção de um novo Hospital no Santo Antônio e, também, uma reestruturação do atendimento hospitalar na cidade com mais atendimentos, consequentemente, na Santa Casa de Louveira. Atualmente, a Secretaria desocupou o Centro de Especialidades Médicas Odontológicas (CEMO), local onde haverá salas de atendimento médico do novo hospital. Para não prejudicar a demanda da unidade, os atendimentos foram divididos entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem equipamentos para casos odontológicos. As obras vão iniciar em breve.