Administração | 01/06/2023

Em compromisso com a agilidade e eficiência na prestação dos serviços, Prefeitura ressalta valorização dos servidores públicos

Em compromisso com a agilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos, a Prefeitura de Louveira continua investindo na valorização de profissionais nas mais diversas áreas de atuação na cidade. Entre as ações está a integração de novos servidores, novos meios de comunicação interna, aprimoramento na estrutura de Recursos Humanos e novos projetos e programas, como o mais recém-lançado, o Programa EstaLou, que proporciona desenvolvimento social e profissional para jovens e adultos do Ensino Médio. Dia 3 de junho é celebrado o Dia do Profissional de Recursos Humanos.

“Uma das principais funções do Departamento de Recursos Humanos é desenvolver ações que valorizam o trabalho profissional. Desde o início da gestão trabalhamos para gerar avanços em investimentos no nosso recurso mais importante: as pessoas. São elas que tornam real os planos e as metas estabelecidas. No fim, quem ganha é a população, que conta com serviços eficientes sendo prestados por servidores que se sentem bem no que fazem, gerando eficiência, cumprimento de prazos e qualidade no atendimento”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Confira abaixo um compilado das principais ações realizadas:

Entre as ações, está a criação do informativo “Saiba Mais Servidor”, que deixa os servidores por dentro do que acontece nas Secretarias, das programações mensais, campanhas, informações úteis e compartilha depoimentos dos servidores. A primeira edição foi lançada em janeiro de 2023.

Mensalmente é realizada a integração dos novos servidores contratados, sejam comissionados, concursados ou estagiários. O objetivo é inserir os novos colaboradores na instituição pública, de modo que eles se sintam parte da organização. Na integração, a equipe de Recursos Humanos reforça a importância do valor das pessoas, do funcionário público e leva informações úteis ao trabalhador junto de servidores de outros departamentos.

A estrutura da equipe de Recursos Humanos passou por mudanças, de modo a aprimorar o atendimento aos servidores. Além disso, a equipe foi expandida para dentro das Secretarias de Educação e Saúde, que são maiores e mais complexas.

Está em andamento o Projeto RH Sem Papel, atualmente em processo de digitalização das documentações físicas, assim como a criação de formulários digitais. O objetivo é a sustentabilidade ambiental.

O Departamento de Recursos Humanos incentiva a participação dos servidores em campanhas que promovem saúde e bem-estar.

A Assistência Social do Recursos Humanos visita todas as Secretarias periodicamente, com o intuito de ouvir sugestões de melhorias e críticas.

Em compromisso com a segurança e saúde do servidor, foi aberto um concurso público para as áreas: engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, psicólogo e médico do trabalho. Os novos contratados vão compor o núcleo de segurança e medicina dos servidores.

Foi criado o Programa EstaLou (Estágio Louveira). O programa consiste no estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. O objetivo é gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego.

A Prefeitura de Louveira foi finalista no 14º Prêmio de Melhores Programas de Estágio, realizado pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). A Prefeitura se destacou por ter a bolsa-auxílio cerca de 60% acima da média, sendo de R$1.657,00, uma das mais altas da região. As avaliações foram feitas diretamente por uma pesquisa com os próprios estagiários, abrangendo várias questões relacionadas ao ambiente de trabalho, gestão imediata, valor de bolsa, benefícios oferecidos, entre outros. Essa foi a primeira vez que a Prefeitura foi finalista desde que a premiação foi inventada.

O Departamento de Recursos Humanos está em cumprimento com as novas regras do eSocial com relação a cadastro dos servidores, folhas de pagamentos e recolhimentos obrigatórios.

Novos formulários foram criados para otimizar o tempo dos processos, além de garantir o preenchimento correto das informações. Essa ação agiliza o tempo dos processos administrativos do RH, ocorrendo mais rapidamente a devolutiva.

Está em desenvolvimento uma escola de governo, que vai proporcionar desenvolvimento pessoal para os servidores. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Também em desenvolvimento está o Programa Pré-Aposentadoria (PPA). O início está previsto para o mês de junho. Mais detalhes serão divulgados em breve.

“Os servidores estarem integrados e contentes com a Prefeitura é importante para refletirem nos serviços públicos que são realizados para atender a população. Estamos focados na otimização dos processos e no desenvolvimento de projetos que vão trazer bons resultados para este objetivo”, disse o secretário de Administração, Marcelo Souza.