Educação | 17/11/2022

EDUCAÇÃO – Qualidade no processo de Alfabetização é destaque e referência nas escolas de Louveira

A alfabetização é a primeira etapa do processo de inclusão na sociedade

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria da Educação, tem intensificado o trabalho com os alunos em fase de alfabetização, sobretudo neste período após as fases mais críticas da Covid, que levaram a suspensão das aulas presenciais nas escolas no ano passado, principalmente. Com professores qualificados, que contam com um perfil diferenciado, diariamente são realizados trabalhos com os alunos de diversas formas, incluindo projetos como Incentivo à Leitura, pesquisas, contação de história e desenvolvimento de atividades sustentados nesta dinâmica, para que o aluno complete a fase de alfabetização com qualidade. 

“O objetivo é despertar o prazer de ler e escrever, dinamizando a linguagem, incentivando a imaginação, criatividade e oralidade, contribuindo de forma lúdica e com comprometimento dos Pedagogos, para a formação escolar das crianças, tendo como base os investimentos na Educação, prioridade em nosso governo” afirmou o prefeito Estanislau Steck.

Os pais dos alunos e alunas apresentam, sempre, satisfação com o trabalho realizado pela Educação em Louveira. “Os materiais são de alta qualidade e muito atrativo. Meu filho estava com dificuldades no começo do ano, agora ele já está alfabetizado, foi um ano muito bem aproveitado e a professora soube trabalhar com os obstáculos” relata a mãe Gisele, que o filho estuda na EMEF Vila Pasti.

“Foi um desafio após as fases mais críticas da pandemia. Mas o apoio de todos os profissionais da Educação da Prefeitura de Louveira foi essencial para conseguimos fazer uma transição saudável, trabalhando por fases e desenvolvendo as habilidades dos alunos. Muitos estavam em processo de alfabetização mas com dificuldades e, em poucos meses, conseguimos recuperar este processo, felizmente”, afirmou a professora Fernanda Andrade, que leciona há mais de 10 anos em Louveira. 

Os alunos que estão indo para o segundo ano, que apresentam algum sinal de defasagem, são encaminhados para um projeto chamado Plantão pedagógico, de recuperação, onde os alunos ficam com professores no contraturno escolar, em atividades diferenciadas, para garantir a formação eficaz no processo de aprenizagem.   

Outro projeto é a Contação de História, na fase infantil, que os prepara para a alfabetização no primeiro ano, incentivando a leitura e a escrita.