Educação | 28/03/2022

EDUCAÇÃO - Projeto Território da Leitura incentiva interesse de alunos da Rede Municipal de Ensino por literatura

Turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 receberam kits com materiais de apoio e obras literárias; professores e equipes escolares passaram por capacitação

Despertar o interesse das crianças pela literatura é o principal objetivo do projeto Território da Leitura, implantado nas escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 durante o mês de março. 

O projeto consiste na distribuição, para alunos e professores, de kits literários compostos por material de apoio e obras literárias selecionadas pela Secretaria de Educação. Foram escolhidos títulos com textos e ilustrações de qualidade e autores de renome, como, Eva Furnari, Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, entre outros. 

Capacitação

No último dia 15, cerca de 400 profissionais da Educação, entre equipes escolares e professores, participaram de uma formação online para dar início às atividades do projeto. 

A capacitação, que contou com a participação especial do escritor Pedro Bandeira, teve como meta contemplar a formação do educador com estratégias para ampliar o repertório literário e cultural dos estudantes. Em sua palestra, Pedro falou sobre a importância do afeto na aprendizagem escolar.

Kits

Confira abaixo quais são os itens dos kits entregues a alunos e professores:

Kit para o aluno

- 4 Obras literárias;
- 1 Diário contador de história;
- 1 Diário literário da família;
- 1 Acessório para livros em tecido e plástico.

Kit para o professor

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 3º ano).
- 4 Obras literárias;
-1 Varal de histórias;
-1 Dado de leitura;
-1 DVD com artes para a impressão.

Ensino fundamental 1 (4º e 5º ano).
-4 obras literárias.
- 1 Varal de histórias;
- 1 Roleta de leitura;
- 1 Acessório para livros;
- 1 DVD com artes para a impressão.

Território da Leitura

O Território da Leitura, destinado a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, conta em sua composição de ensino: seleção de obras literárias com material de apoio para alunos e professores, dinâmica para a leitura em sala de aula, vídeos de apoio e projetos de leitura aos educadores, vídeoaulas destinada aos educadores e oficinas de formação docente presenciais.