Educação | 10/02/2022

EDUCAÇÃO- Aulas presenciais terão início na próxima segunda (14) em Louveira; cobertura vacinal do público infantil é de 50,3%

Cerca de 6 mil alunos dos ensinos Infantil e Fundamental devem retornar às salas de aula; protocolos de prevenção à covid-19 serão rigorosamente seguidos

As aulas presenciais começam na próxima segunda-feira (14) em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Louveira. O retorno foi autorizado pela Vigilância em Saúde após análise do cenário epidemiológico no município e do avanço da vacinação infantil, que nesta quinta-feira (10) chegou a 50,3% do público-alvo.

De acordo com a Secretaria de Educação, cerca de 6 mil alunos dos ensinos Infantil e Fundamental devem retornar às salas de aula. 

As atividades do ano letivo de 2022 tiveram início no dia 9 de fevereiro com o acolhimento de pais e alunos nas unidades escolares. Entre os dias 2 e 8 deste mês, professores e coordenadores passaram por formação e trabalharam no planejamento das atividades. 

O retorno será feito com 100% da capacidade das classes, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19. Durante os dias de acolhimento, os pais e responsáveis foram instruídos sobre as medidas que serão adotadas nas escolas para reduzir os riscos de contaminação. 

Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscaras durante todo o tempo de permanência nas escolas, aferição de temperatura nas entradas, além da oferta de álcool em gel e do distanciamento de 1 metro a 1,5 metro entre as carteiras dos alunos. 

"Pedimos também aos pais que não enviem seus filhos para a escola caso apresentem sintomas gripais ou respiratórios. O combate à covid-19 depende da responsabilidade de todos. Reforçamos também a importância da vacinação. Se você ainda não vacinou seus filhos, dirija-se a um dos postos (CLIQUE AQUI para saber mais)", ressalta a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula. 

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs)

Todos os profissionais da unidade escolar usarão máscaras e, os professores e monitores, também farão uso de face shields, que são equipamentos de proteção mais complexos adquiridos pela Prefeitura para a retomada das aulas.

Ao chegar às escolas, os alunos terão a temperatura medida por termômetro eletrônico e vão passar por um tapete com uma solução higienizadora para os calçados. Dentro das escolas, cartazes com os cuidados de proteção estarão afixados em locais visíveis, e as janelas de todas as salas devem ficar abertas para circulação de ar.

AMBIENTES COMUNS

O uso dos banheiros será monitorado pelos profissionais de Educação, assim como o momento das refeições/merenda. As crianças devem evitar compartilhar materiais e canecas/garrafas de água, cabendo aos profissionais da Educação a orientação nesse sentido.

CUIDADOS COMEÇAM EM CASA

Uma das primeiras orientações da lista pede que as famílias não enviem para as escolas as crianças que apresentarem sintomas gripais e/ou febre, para evitar risco de contágio. Nesses casos, as escolas devem ser notificadas para adoção das medidas necessárias.

Veja abaixo a relação das medidas adotadas pela Prefeitura de Louveira para a retomada segura das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino.

PROTOCOLOS DE SAÚDE PARA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

- Treinamento prévio de professores e demais funcionários sobre os protocolos de saúde
- Orientação para que a família não envie a criança com febre ou sintomas gripais
- Orientação para notificação da escola em caso de febre ou sintomas
- Aferição de temperatura na porta da escola de todos os alunos
- Instalação de tapetes higienizantes para limpar os calçados na entrada das escolas
- Demarcação de rotas de passagem e fluxo com adesivos no solo das escolas
- Instalação de cartazes nas escolas com orientações de protocolos de saúde
- Uso obrigatório de máscara para todos os alunos, professores e funcionários
- Totem de álcool em gel na entrada das escolas
- Frascos de álcool em gel espalhados por toda a escola
- Incentivo à higienização constante das mãos
- Distanciamento entre 1m e 1,5m entre as carteiras dos alunos
- Professores orientados a estimular o distanciamento entre as crianças nos intervalos
- Orientação para uso de garrafas e canecas individuais – professores e alunos
- Evitar que alunos compartilhem materiais escolares em sala de aula
- Manter ambientes arejados
- Criação de rotinas formalizadas para higienização das salas de aula e dependências da escola duas vezes por dia, ou quando houver necessidade
- Atenção às práticas de higiene na manipulação de alimentos desde a chegada nas unidades até a disponibilização da merenda
- Refeições feitas em horário escalonado no refeitório
- Higienização periódica do banheiro
- Controlar uso do banheiro e orientar para lavar as mãos
- Isolar de imediato aluno que apresentar febre ou sintomas gripais e acionar a família
- Manter uma sala para abrigar casos suspeitos que possam ser identificados
- Alunos com suspeita só podem retornar à escola com liberação médica formal
- Em caso de diagnóstico confirmado para covid-19 em dos grupos, as famílias dos alunos serão notificadas e os alunos afastados até liberação médica
- Atenção ao descarte de lixo para minimizar riscos de contaminação

PROTOCOLOS DE SAÚDE NO TRANSPORTE ESCOLAR

- Treinamento prévio de motoristas e monitores sobre os protocolos de saúde
- Aferição de temperatura na entrada do ônibus
- Uso obrigatório de máscara para todas as crianças
- Higienização do veículo a cada viagem
- Monitores devem garantir distanciamento das crianças nos ônibus
- Monitores devem informar às escolas os casos suspeitos ou possíveis sintomas gripais
- Motoristas e monitores uso obrigatório de máscaras 
- Manter o ambiente arejado
- Frascos de álcool em gel em todos os ônibus e todas as viagens