Segurança | 29/07/2014

Divisão de Trânsito inicia reformulação nas principais vias do Santo Antônio

Medida promete melhorar o fluxo de veículos na região com a implantação de rotatórias e a retirada de semáforos

trânsito_Bairro

A Divisão de Trânsito começou a implantar um projeto de reformulação viária no Bairro Santo Antônio visando agilizar o fluxo de veículos nas principais ruas e avenidas da região e melhorar os acessos à Rodovia Anhanguera. A medida inclui a colocação de rotatórias e implantação de sentido único nas principais vias do Bairro.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e responsável pelo setor de Trânsito, Sidney Juarez Alonso, o rearranjo das ruas permitirá o desligamento dos semáforos da Avenida Paulo Prado, apontados pela Pasta como os causadores dos engarrafamentos na via.

O trabalho de sinalização horizontal – ou seja, pintura do solo das ruas – já foi iniciado na Rua Antônio Chicalhione, que se tornará mão única no trecho que compreende o entroncamento com a Avenida Ricieri Chiquetto até a esquina com a Rua Gerônimo Bassi. No local, funcionários trabalham também na demarcação das vagas de estacionamento, faixas de travessias de pedestres e sinais de “Pare”.

Na segunda etapa do projeto, serão colocadas as sinalizações verticais, com placas indicando o sentido da via, proibição de estacionamento e de parada obrigatória.  “É Importante frisar que por enquanto a circulação continua normal, como mão dupla, sendo que a mudança será efetuada apenas quando toda a sinalização for finalizada”, explica o secretário.

A previsão de entrega do projeto é de 15 dias.

Entenda as mudanças:

- A Avenida Paulo Prado terá sentido único no trecho entre a Rua Airton A. Pagotto – em frente ao Bradesco e Pururuca’s – até a Avenida Ricieri Chiquetto. Essa intervenção vai permitir a retirada do semáforo existente no viaduto.

No mesmo sentido, haverá uma ilha montada com ‘tachões’ de sinalização no cruzamento do viaduto com a Rua Roberto Mazalli. Neste dispositivo, o motorista poderá contornar à esquerda para Roberto Mazalli; seguir em frente pela Ricieri Chiquetto; ou virar à direita para acessar o viaduto.

“O semáforo deste viaduto será retirado porque com esta ilha não será mais necessário aguardar o tempo do equipamento para seguir viagem”, reforça Sidney.

Já quem vier do viaduto deverá seguir pela direita, onde terá um acesso delimitado para evitar colisões com quem vier pelo sentido Av.Paulo Prado – Av. Ricieri Chiquetto.

Já o acesso do viaduto à Rua Roberto Mazzali não será permitido, pois no lado direito desta via serão demarcadas vagas de estacionamento em 45º, destinadas aos motoristas que desejarem utilizar os serviços do Posto de Saúde, Correio ou dos estabelecimentos comerciais das imediações. 

Na Paulo Prado também será feita a sinalização de solo, seguida da sinalização vertical e somente no final será invertida a mão de direção. O ponto de ônibus existente nesta via, ao lado da Igrejinha, sentido ao Bradesco, será deslocado para a Rua Antonio Chicalhione.

- A Ricieri Chiquetto terá mão única no pequeno trecho entre a Av. Paulo Prado, esquina com a Antonio Chicalhione, no sentido Anhanguera – Bairro. Neste sentido, quem vier da Anhanguera ou do Bairro São Francisco deverá acessar a Ricieri Chiquetto, podendo seguir por essa via ou virar na Rua Antonio Chicalhione.

Da mesma forma, o motorista que trafegar pela Av. Paulo Prado poderá acessar a Ricieri Chiquetto à esquerda ou seguir para a Anhanguera ou ao Bairro São Francisco. Já quem vier pela Ricieri Chiquetto, no sentido à Anhanguera, deverá fazer o retorno, contornado à direita pela Rua Antonio Chicalhione, depois à esquerda na Rua Nerina, e também à esquerda na Av. Paulo Prado, para, em seguida, seguir o fluxo normal de veículos.

- A Rua Airton A. Pagoto vai tornar-se direção única no trecho entre a Rua Antonio Chicalhione e a Av. Paulo Prado. Esta medida visa facilitar o acesso de quem seguir rumo ao viaduto ou sentido Vinhedo e Campinas. Várias placas de sinalização de orientação serão colocadas ao longo deste trecho para orientar os motoristas a respeito do sentido de São Paulo, Vinhedo, Campinas, etc.

- Também na Avenida Paulo Prado, próximo ao Lago Azul, a Prefeitura está asfaltando uma área de 250 metros e construindo uma rotatória de acesso de 22 metros de diâmetro na esquina com a Rua Tibúrcio do Prado. A intervenção vai organizar o fluxo de veículos que vêm do bairro e da Rodovia Anhanguera.