Saúde | 09/11/2023

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: Prefeitura conta com exame e tratamento para a população

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose é em 17 de novembro. A Prefeitura de Louveira ressalta que as pessoas com tosse persistente há mais de 15 dias devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a coleta do exame BK, que detecta a doença. O tratamento contra a tuberculose é ofertado gratuitamente pela Rede Pública de Saúde. 

A transmissão da doença ocorre através do contato com gotículas de saliva expelidas pelo paciente através da tosse, espirros e fala. 

O principal sintoma da doença é a tosse contínua por várias semanas. Pode começar de forma seca, evoluindo com a presença de secreção e posteriormente sangue ou pus nas semanas seguintes. Também pode causar: cansaço, febre baixa, falta de apetite e fraqueza. Em casos graves há dificuldade para respirar, colapso do pulmão, e grande acúmulo de pus e sangue no órgão. 

O tratamento contra tuberculose é gratuito e realizado através de um conjunto de antibióticos durante 6 meses. É 100% eficaz, desde que não haja abandono ou irregularidade no uso das medicações. A Secretaria de Saúde reforça a importância de realizar todo o tratamento para que o paciente esteja totalmente curado. O tratamento incompleto pode resultar em uma bactéria mais resistente, dificultando o controle da doença.

CLIQUE AQUI para conferir a lista de todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, com endereços, horários e contatos.