Governo | 09/09/2015

Desfile de 7 de Setembro reúne 5 mil no Centro

Desfile

Evento contou com a participação dos alunos das escolas da cidade, integrantes das secretarias municipais, Exército, Guarda Municipal e esportistas

Se 2014 foi marcado pelo retorno do Desfile de 7 de Setembro após 10 anos longe das ruas de Louveira, este ano será lembrado pela sua afirmação no calendário de eventos da cidade. Na manhã da segunda-feira (7), a comemoração ao Dia da Independência atraiu cerca de 5 mil pessoas à região central, entre participantes e expectadores, igualando o público do ano passado.

 

O evento foi marcado pelo envolvimento das escolas da cidade, secretarias, Exército, Guarda Municipal e esportistas. Como manda a tradição, as cores verde e amarela tomaram conta da Rua José Niero, a principal via do Centro.

 

Bonés e bandeirinhas adornaram o evento, que durou cerca de 2 horas e reuniu autoridades do município. Entre o público presente, alguns assistiram o desfile no ano passado, outros prestigiaram pela primeira vez, e tinha até gente que voltou a participar deste momento após décadas longe da avenida, como é o caso de dona Luzia Pedroso de Oliveira, de 84 anos. Emocionada, dona Luzia assistia o desfile após 30 anos sem participar do ‘7 de setembro’. Segundo ela, o desfile foi muito bem organizado e a fez relembrar de seu falecido filho, Wilson, ex-tenente do Exército. “O desfile estava muito lindo e me emocionou muito. Deu-me muitas saudades do meu filho. Agora que eu voltei, pretendo assistir todos os anos”, disse a dona de casa, acompanhada da filha Junie Célia Bicerillo.


A abertura ficou por conta da corporação musical Progresso Louveirense, interpretando os hinos Nacional e da Independência. Logo depois, a corporação da Guarda entrou na avenida e, em seguida, foi a vez das escolas da cidade desfilarem. A partir daí, era difícil descobrir quem estava mais entusiasmado: os pais ou os próprios alunos. “O desfile está muito bonito e organizado, e estou muito orgulhosa dos meus filhos por eles terem participado. (o desfile) deve continuar sempre porque esta volta é importante para a cidade e também para ensinar as crianças a honrar a pátria e aprender a história do País”, afirma a dona de casa Michele Stech Capelatto. Acompanhada pelo marido Alessandro e do filho mais novo, Daniel, de 3 anos, a moradora da Abadia conta que foi a primeira vez que ela prestigia os filhos Caíque, 11, e Bruno, 8, ambos estudantes da escola municipal Cônego Luís Gonzaga.


Apesar de este ano o evento ter sido organizado no Centro (ano passado, o desfile foi na Ricieri Chiquetto, no Santo Antônio), reuniu moradores de todos os cantos da cidade. Morador do Bairro Santo Antônio há 8 anos, o vendedor autônomo Edelson Rodrigues cruzou para o outro lado da Anhanguera para prestigiar a filha Amanda, de 8 anos, pela primeira vez. Acompanhado da esposa Rosana e da pequena Emanuele, de apenas 1 ano e três meses, Edelson opinou: “É o primeiro ano em que participei e achei bem legal, bem organizado. É bom dar continuidade para incentivar as crianças. É importante ter essa experiência , que une conhecimento com diversão".


A comemoração cívica foi encerrada por volta das 11h e contou com desfiles do Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Banda Progresso e Bamalo – Banda Marcial de Louveira, CCI - Centro Comunitário do Idoso, Expressão Jovem e alunos das oficinas culturais da Prefeitura e das escolas municipais.