Segurança | 15/01/2014

Defesa Civil de Louveira atende 11 ocorrências de queda de árvore durante tempestade de domingo

Em caso de transtornos causados pelas chuvas, comunicar a Defesa Civil (tel: 3848.3097) e a Guarda Municipal (3878.7424 ou 1512).

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Louveira foi acionada 11 vezes entre o final da tarde e a noite do último domingo (12 de jeneiro), quando uma tempestade de granizo atingiu a região e derrubou árvores e telhados. Em Louveira, no entanto , não houve nenhuma ocorrência grave. Todos os chamados foram referentes a quedas de árvores, que não causaram vítimas, somente poucos danos materiais e queda de energia em alguns bairros.

O primeiro chamado ocorreu por volta das 17h, quando a Defesa Civil foi acionada para remover uma árvore de grande porte que havia caído em uma residência do Condomínio Picolo Vilaggio, no Bairro Omizolo. Com a ajuda de um motosserra e um guincho hidráulico, os agentes da Defesa Civil conseguiram prontamente remover a árvore, cuja queda gerou apenas avarias na cerca elétrica da casa.

Grande parte das quedas ocorreu em estradas vicinais e ruas de terras, como a Estrada Alfredo Strabello, no Bairro Omizolo, e Estrada do Buggio, no Abadia; além das avenidas asfaltadas Atílio Biscuola e José Mamprim, que são margeadas por diversas árvores.

“Além da ocorrência no Picolo Vilaggio, atendemos mais 10 ocorrências até às 22h, todas referentes a quedas de árvores causadas pelos ventos fortes da tempestade. As árvores interditaram parte das vias e calçadas, mas conseguimos retirá-las com êxito e reestabelecer o fluxo nessas áreas”, informa o coordenador da Defesa Civil de Louveira, Cássio Garcia.

Operação Verão

A Defesa Civil de Louveira está em alerta para minimizar e prevenir os efeitos gerados pelas chuvas fortes, que são mais constantes entre dezembro e março. Além de estarem preparados para agir em caso de inundações, ventos fortes, deslizamentos e quedas de árvore, os agentes do órgão realizam um forte trabalho de orientação da população e remoção de famílias das áreas de risco.

Este conjunto de ações preventivas e corretivas está inserido na Operação Verão, realizada anualmente durante este período.  Todos esses serviços são feitos em articulação com secretarias municipais e estaduais e com os órgãos de atendimento emergencial, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil atua, sobretudo, em áreas habitadas, locais de circulação de pessoas e trânsito de veículos, assim como locais de criação e permanência de animais domésticos e de abate, evitando ou contendo possíveis transtornos.

Como evitar e agir em caso de...

... deslizamentos

Além de não construir próximo a barrancos, plantar granas ou capins nas encontas e não jogar lixo nelas, há outras orientações no sentido de se evitar os desmoronamentos. Verifique no terreno se árvores, postes ou muros estão com alguma inclinação anormal; observe também se há rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes. Caso encontrar algum indício de deslizamento, saia do local, procure abrigo e informe a Defesa Civil.

... inundações

Tenha um lugar seguro já determinado onde você e sua família possam se alojar em caso de inundação; coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido; evite curtos-circuitos desconectando os aparelhos elétricos da tomada; retire os animais de estimação de casa em caso de possível inundação; feche as portas, janelas e registro de entrada de água.

Durante as enchentes, evite contato com a água, que pode estar contaminada; utilize botas de borracha; não tente atravessar de um lugar a outro durante as enxurradas; espere diminuir a intensidade da chuva antes de retornar até a sua casa.

Após as inundações, lave e desinfete os objetos que tiveram contato com a água; verifique se sua casa não corre risco de desabar – peça auxílio à Defesa Civil; não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados.

...raios e tempestades

O calor e a umidade típicos do verão propiciam a formação dos raios e é exatamente nesta época do ano que aumenta o número de mortes causadas por este fenômeno. A Defesa Civil, informa e orienta a população sobre algumas das medidas que devem ser tomadas para se proteger da ação de raios, como:  abrigar-se em edificações como: prédio, casa e similares, evitando áreas que apresentam partes abertas; não ficar próximo a carros, tratores, motos ou bicicletas; não ficar perto de aparelhos elétricos, tais como telefone com fio ou celular conectado ao carregador; evitar o contato com água e metal, que são condutores de eletricidade. O cobre e o alumínio presentes nos postes atraem raios, então fique longe deles. Mesmo quando já encontrou um abrigo, é importante evitar a proximidade com esses elementos; ficar debaixo ou próximo de árvores é perigoso. O destino do raio é sempre a superfície (terra, concreto ou mar) e pode atingir quem estiver por perto.

Serviço:

Defesa Civil de Louveira