Segurança | 03/04/2014

Câmeras de Segurança começam a funcionar no Centro

Foto: Divulgação

Em caráter experimental, a Prefeitura de Louveira deu início na última semana à ativação das primeiras câmeras de segurança instaladas no Centro da cidade. Esta primeira etapa de testes, segundo o diretor da Central de Processamento de Dados (CPD), Marcelo França, serve para colocar os operadores em contato com o sistema e solucionar qualquer problema técnico que possa surgir, antes da ativação total do videomonitoramento. A estimativa é que até o final de maio todo o sistema, denominado Infovia, esteja funcionando por completo.

Inicialmente, o projeto será composto por 88 câmeras, sendo 66 do tipo OCRs instaladas em todas as entradas e saídas da Louveira, formando um grande cinturão de segurança em torno da cidade. As restantes serão 20 câmeras de longo alcance, que serão acopladas em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas - como praças, bancos e escolas –, e duas fixas.

Segundo o prefeito Junior Finamore, o aparato vai gerar um grande avanço na prevenção às atividades criminosas. “Vamos utilizar a tecnologia a nosso favor para fortalecer as ações na área de segurança pública e oferecer apoio às forças policiais que atuam em Louveira, já que os índices de diversos crimes caíram consideravelmente em cidades que adotaram o videomonitoramento”, enfatiza o prefeito.

Depois de finalizado, o sistema de monitoramento por câmeras irá interagir com as centrais de outras cidades, coibindo e prevenindo a ação da criminalidade e facilitando a identificação dos criminosos em toda a região.

Readequação do projeto

Em 2013, o projeto foi readequado para incorporar câmeras do tipo OCRs, apropriadas para efetuar a leitura de placas de veículos.  Além deste modelo, serão instalados outros dois tipos de câmera: a DOME, com giro de 360 graus e alcance do zoom que chega a quilômetros de distância, e a fixa. Todas as câmeras serão de alta resolução em HD, o que facilita a identificação de possíveis veículos roubados, além de indivíduos suspeitos.

Para ‘sair do papel’, foi preciso ainda modificar o sistema de transmissão entre os dois lados da Anhanguera, já que as Concessionárias responsáveis pela administração das rodovias que cortam a cidade não haviam liberado a passagem dos cabos com fibras óticas. “Contornamos os problemas burocráticos e instalamos rádios transmissores nas duas margens da Anhanguera para interligar as informações coletadas pelas câmeras do Bairro Santo Antônio e do Centro. Com isso, o monitoramento se torna efetivamente funcional”, explica Marcelo França.

Equipe de trabalho da GM

A equipe que irá monitorar as Câmeras foi rigorosamente selecionada e posteriormente pela empresa que implantou o sistema. Ao todo são 14 guardas municipais coordenados por um inspetor, que juntos serão responsáveis pela comunicação de rádio, atendimento e despacho das ocorrências, monitoramento das câmeras e controle de entrada e saída de veículos suspeitos.

A Guarda Municipal contará com o auxílio de uma Van adaptada como base de videomonitoramento. O veículo será aparelhado com os equipamentos mais modernos em sistema de vigilância e será utilizado principalmente em festas e eventos esportivos, em que as imagens captadas pela câmera instalada na Van serão repassadas à Central.