Gestão Ambiental | 16/05/2023

Cuidado para os pets: Prefeito sanciona a Lei que cria o Programa Banco de Ração em Louveira

Prefeito sancionou a Lei que cria o Programa na última sexta-feira, dia 12; o Programa vai garantir o suporte para protetores, ONGs e pessoas em vulnerabilidade social que cuidam de animais de estimação, muitas vezes abandonados

Em compromisso com a saúde dos animais de estimação, e sobretudo o apoio aos tutores que necessitam de ração para os seus pets, o prefeito Estanislau Steck sancionou, na última sexta-feira, dia 12, a Lei que cria o Programa Banco de Ração, que vai garantir o suporte para protetores, ONGs e pessoas em vulnerabilidade social que cuidam de pets. O objetivo do programa é arrecadar recursos como ração, brinquedos, casinhas, bolsa de transporte entre outros que auxiliam no cuidado dos animais e realizar a distribuição para pessoas e organizações que participam do Programa. A ação é realizada pela Secretaria de Gestão Ambiental em conjunto com a Secretaria de Assistência Social. A Prefeitura de Louveira está buscando parcerias e convênios com empresas para captar doações.

“Cuidar de um animal de estimação não é fácil, além de muito amor e carinho, demanda atenção e recursos, e o Programa Banco de Ração veio para ajudar nisso. Com o auxílio de ração e outros produtos que são necessários para o cuidados dos pets, temos o objetivo de dar suporte para ONSs, protetores individuais e moradores em vulnerabilidade social. O Banco de Ração complementa os serviços gratuitos que são realizados no Bem-Estar Animal (BEA), que inclui atendimento veterinário, vacinas e castração. Além disso, temos diversos animais no BEA esperando por um lar, e a adoção é a escolha ideal para aqueles que desejam, de forma responsável, ser tutor ou tutora de um animal de estimação”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Para quem quiser doar para o Programa Banco de Ração, poderá levar o conteúdo na Secretaria de Gestão Ambiental, que prepara um espaço para armazenar corretamente os materiais. O endereço é: Rua Silverio Finamore - 1561, atendimento das 9h às 16h de segunda a sexta.

“Serão aceitos pacotes de ração, brinquedos, casinhas, coleiras, guias, roupas, remédios, bolsas de transporte, móveis, entre outros produtos que auxiliam no cuidado de animais de estimação”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Qualquer pessoa poderá realizar uma doação.

Como se cadastrar no Programa Banco de Ração?

Podem se cadastrar no Programa pessoas que estão em vulnerabilidade social que possuem animais de estimação, Organizações Não Governamentais (ONG) e protetores independentes.

Para se cadastrar é necessário entrar em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental (SGA) no telefone: (19) 3878-9902 e informar os dados e endereço. O atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta.

Após isso, será agendado um dia para uma equipe da SGA e da Assistência Social irem ao local e confirmarem o enquadramento no Programa.

Com tudo confirmado, a pessoa/organização passará a fazer parte do Programa Banco de Ração. A distribuição dos recursos dependerá da necessidade de cada um e da disponibilidade dos materiais provenientes de doação.

Bem-Estar Animal

O Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Louveira, administrado por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, tem o objetivo de prestar atendimento veterinário gratuito para cães e gatos. Além de possuir animais para adoção (veja mais detalhes abaixo).

O atendimento é de segunda e quinta-feira, das 7h30 às 11h. A distribuição de senhas começa às 7h15.

O atendimento inclui consulta, aplicação de vacina contra Raiva, microchipagem e agendamento de castração.

O Bem-Estar Animal também tem vários cães e gatos disponíveis para adoção. Todos os animais são castrados, microchipados, vermifugados e com todas as vacinas em dia.

Para adotar, o interessado deve ser maior de 18 anos, apresentar um documento com foto, assinar e preencher um termo de compromisso de adoção e castração. Além disso, deve preencher os documentos do cadastro do microchip identificador, que já está no animal.

“Todos os animais possuem um microchip com uma numeração única. Ele é aplicado debaixo da pele e, segundo os técnicos, não gera incômodo nem sofrimento. O dispositivo é identificado através de uma leitora no qual é encontrado um número. Com a numeração, os agentes podem identificar os dados do animal e do tutor, o que acaba sendo muito útil para achar os donos dos que se perdem”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

De segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, os moradores podem visitar o Bem-Estar Animal e conhecer os animais disponíveis para adoção e os serviços de veterinário.

O telefone é: (19) 3878-1260 (WhatsApp).

O endereço é: Rua Aparecido Ribeiro Damasceno, 45 - Bairro Leitão