Desenvolvimento Econômico | 21/02/2024

Credibilidade e investimentos elevam Louveira com melhor saldo de emprego pós pandemia

Segundo dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade teve saldo positivo em 2023 de 666 novos postos de trabalho; número de trabalhadores com carteira assinada no final de 2023 (16.236) superou o de dezembro de 2019 (14.790), ano anterior à pandemia

Com sólidas políticas públicas voltadas ao fomento da economia, Louveira tem apresentado cenários positivos de emprego. A cidade fechou 2023 com um saldo positivo de 666 novos empregos gerados. Este é o melhor cenário de crescimento pós pandemia. 

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, Louveira registrou em dezembro de 2023 o total de 16.236 empregos com carteira assinada, superando o número de dezembro de 2019, que foi de 14.790 empregos formalizados. 

Louveira apresenta franco desenvolvimento, com empresas instaladas anunciando investimentos para ampliações na produção, em maquinários e novos projetos, e outras novas empresas chegando para se instalar na cidade. 

Os números positivos comprovam o potencial de desenvolvimento da cidade e a credibilidade da gestão pública diante dos investimentos em infraestrutura e em serviços públicos que compõem conjunto de fatores que possibilitam aos empresários vislumbram o avanço nos negócios, o que, por consequência, concretiza novas oportunidade de emprego e renda para a população. 

Somente no 1º semestre de 2023, a Prefeitura chegou a divulgou 1.600 vagas de emprego pelo SAT (Serviço de Apoio ao Trabalhador). A Prefeitura tem atuado em diversas frentes de fomento ao empreendedorismo. Entre elas, tem trabalhado para a instalação de um Centro de Tecnologia da cidade, entre outras ações realizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como o Descomplica Louveira, que promove a desburocratização do processo de instalação de empresas na cidade. 

Empresas
Em 2023, Louveira recebeu o anúncio de novas empresas como o Zarelli Supermercado, cujas obras estão iniciando no bairro Santo Antônio e tem previsão de gerar mais de 220 vagas de emprego, a Churrascaria Da Fazenda e a Luminares, empresa de energia solar. 

Também importantes empresas já instaladas anunciaram em 2023 investimentos para ampliação da planta e novos projetos. Ente elas, a P&G, que anunciou, inclusive com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, Jorge Lima, representando o Governador, Tarcísio de Freitas, a ampliação das atividades e será a única unidade a ter no mesmo local, toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, reunindo planta industrial, centro de inovação e distribuição. 

Além dela, também anunciaram ampliações em 2023 o grupo O Boticário, que construirá um Centro de Distribuição; a Vetnil, que construirá nova unidade com aproximadamente 10 mil metros de área; a Pieralise, de fabricação de produtos centrífugos, com ampliação da planta e aquisição de maquinários; o Hotel Santa Mônica, com construção de 750 novos quartos para hospedagem, um importante investimento que fomenta o setor hoteleiro da cidade.

E já neste início de 2024, em janeiro, a Antonioli Plásticos anunciou a construção de um novo barracão com 1.500 metros para atender a demanda prevista de 3.300 toneladas de produtos. Com a ampliação, a empresa, que nasceu em Louveira há 24 anos e que hoje tem 100 funcionários, deve avançar na oferta de novas vagas de emprego.

 

site 1