Água e Esgoto | 21/05/2015

Construção de 9 reservatórios vai dobrar potencial de armazenamento de água em Louveira

Reservatório

Prefeitura iniciou construção do 1º reservatório, no Jardim Juliana, com capacidade de 1 milhão e 500 mil litros

A Prefeitura de Louveira começou na última semana a construção de um reservatório com capacidade de 1 milhão e 500 mil litros no Jardim Juliana. A obra prevê sanar os problemas de abastecimento da região, que recebeu recentemente a instalação de uma adutora para transportar a água até o novo reservatório.

A construção da caixa d’água do bairro é a primeira de uma sequencia de nove novos reservatórios, que vão consumir um total de R$ 12 milhões em investimentos e dobrar a capacidade de armazenamento de água da cidade. Somados, os reservatórios terão capacidade de armazenar 11 milhões e 500 mil litros d’água, quantidade próxima ao potencial de armazenamento da estrutura atual.

Segundo a Secretaria Municipal de Água e Esgoto, três dos nove reservatórios serão implantados na região do Bairro Santo Antônio, outros três em áreas periféricas e dois na zona rural, próximo a mananciais.

De acordo com o prefeito Junior Finamore, as obras vão equalizar a distribuição de água na cidade. “Nossas ações são elaboradas com responsabilidade, de forma planejada e programática, para que realmente reflita na melhora de qualidade de vida e bem-estar de nossa população. Por isso, estudamos com muito critério os locais de instalação e a capacidade de armazenamento de cada um dos 9 reservatórios”, afirma o prefeito. “Considerando a conclusão da Nova Estação de Tratamento de Água, teremos uma reserva imediata nestes reservatórios capaz de atender a demanda diária atual e futura dentro das projeções de crescimento de Louveira”, acrescenta. “Estamos fazendo uma verdadeira revolução na estrutura de abastecimento de água de Louveira. Já fizemos muito na área de abastecimento de água e saneamento básico e vamos fazer muito mais. Nossas ações deram condições para que atravessássemos a crise hídrica que afetou o Estado de São Paulo sem maiores problemas. Se a crise acontecesse em 2012, por exemplo, seria uma catástrofe para a cidade”, afirma o prefeito Junior Finamore.

A previsão para o término das obras é final de Janeiro de 2017. No entanto, conforme explica o secretário de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello, “conforme cronograma, suas execuções ocorrerão em subsequência, assim dentro desta data a maioria estará em funcionamento”.

Além da construção de reservatórios, a Prefeitura vem realizando uma série de obras e ações com o objetivo de melhorar o sistema, principalmente, com relação às perdas. Entre elas estão a troca de reservatórios e tubulações antigas, criações de anéis  para melhorar a distribuição, assim como trabalha na criação de opções para garantir o abastecimento em períodos de estiagem. “No ano passado, por exemplo, foi solicitada uma outorga no córrego Rainha para ampliar a vazão de captação de água. Também foi solicitada uma outorga no rio Capivari e construída uma adutora de água bruta para captar água de uma antiga cava de mineração abandonada”, conclui Scarabello.

Confira os locais dos novos reservatórios:

1- Um no Jardim Juliana, na rua Martinho de Lurdes com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

2- Um no Clube Bandeirantes, na rua Monsenhor Domingos H. Casarin, Vila Bossi, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

3- Um no Parque Brasil, na rua Antônio Bonesso, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

4- Um na Vila Omizollo, Estrada da Boiada, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

5- Um no Conjunto Habitacional Popular IV, na rua Pedro Bassi, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

6- Um na área institucional do Residencial Jatobás, na rua 4,Vila Pasti, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

7- Um no Jardim Vera Cruz, na rua Joaquim Simões, com capacidade para armazenar 1500 m³ de água.

8- Um no Bairro Monterrey, na rua Heron n° 935, Quadra L, Lote 1T, com capacidade para armazenar 500 m³ de água.

9- Um no Bairro Arataba, na Estrada Municipal, n° 309, Quadra C, Lote 7, com capacidade para armazenar 500 m³ de água.