Desenvolvimento Urbano | 21/11/2023

Construção da Usina de Suco foca no desenvolvimento econômico com Turismo e Agricultura

As obras seguem avançadas com a edificação do local que será um importante aliado para os produtores de uva da cidade e também ponto turístico; Prefeitura também avança com obras de infraestrutura para ampliação das redes de água e esgoto

Com cerca de 20 obras estruturantes em andamento em Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segue com a construção da Usina de Suco, importante para a valorização do trabalho do produtor rural e também para incentivo ao turismo na cidade. A obra está avançada, mas com grande parte da edificação já construída, inclusive com cobertura e pavimentação do entorno do prédio. A Usina é uma das obras importantes da Prefeitura para estruturar a cidade com foco no desenvolvimento econômico.

A Usina de Suco é a concretização de uma demanda importante para a agricultura da cidade, importante setor para a economia, em especial à fruticultura. No local será possível armazenar e processar as uvas não comercializadas na época da colheita. As frutas processadas se transformarão em suco. O prédio tem cerca de 400m² e contempla área administrativa – com as salas de escritório, sanitários e vestiários para os funcionários; área fabril, onde será feito o processamento da fruta – com construção de docas para recebimento da uva e para a saída do produto já acabado, além do local onde terá a câmara fria para armazenamento da fruta; além do espaço para visitantes – com loja para comercialização dos sucos, banheiros, mezanino e deque para acomodar os visitantes.

Mas a Prefeitura segue também com importantes obras de infraestrutura, especialmente para ampliação da rede de saneamento. Para tanto, está sendo implantada no Residencial Primavera 8,2km de rede coletora de esgoto, além das já concluídas neste ano nos bairros Pau-a-Pique, Estiva, Jardim Vera Cruz, Santo Antônio, Ana Maria, Leitão. Também segue a obra de implantação de toda a rede de água no bairro Monterrey, atendendo a mais de 4.500 moradores. Ao todo, são 21 novos quilômetros de rede de distribuição de água no bairro, sendo um dos investimentos mais aguardados na cidade. E para atender a área rural, a Prefeitura de Louveira avança com a instalação de 25 biodigestores, que promovem a despoluição do lençol freático.

Com relação ao aprimoramento do sistema de abastecimento de água em Louveira, a Prefeitura segue em fase de conclusão das novas ligações domiciliares para setorização do sistema de Abastecimento de Água do Reservatório Bandeirantes, Sagrado Coração e Vera Cruz, que abastece a região central da cidade, e também nos bairros Vila Bossi, Jardim Bandeirantes, Via Castelli, Capivari e Parque das Videiras.  Com a obra finalizada, será possível controlar a pressão da água de forma mais eficaz, garantindo que ela seja mantida dentro dos limites adequados.