Saúde | 01/11/2023

Conselho Municipal de Saúde realizou a 24ª Reunião Ordinária na última terça-feira (31)

Reunião foi a última com o Biênio 2021-2023, a partir desse mês, o Biênio 2023-2025 assume o conselho

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na data de ontem, 31 de Outubro, a 24ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde. A reunião contou com um teor de confraternização devido ao encerramento do mandato do atual biênio 2021-2023, a partir da reunião ordinária deste mês, a nova equipe que foi definida através de processo eleitoral referente ao Biênio 2023-2025 assumem o Conselho.

Ao todo, o Biênio 2021-2023 realizou 24 reuniões mensais híbridas (presenciais e online), além de reuniões extraordinárias, com muitos avanços alcançados, sendo eles: a reativação da sala do Conselho; monitoramento das propostas advindas na Conferência Municipal de Saúde que compuseram  o Plano Municipal 2022/2025; participação em oficinas de Planejamento para a elaboração das Programações Anuais. Neste ano, aconteceu a realização da Plenária Municipal de Saúde de Louveira em fevereiro, preparatória para a 9º Conferência Estadual de Saúde em maio e 17ª Conferência Nacional de Saúde em julho. Tratou-se de um conselho participativo cumprindo seu papel de controle social, avaliando e deliberando sobre as prestações de contas quadrimestrais, peças de planejamento, ativo nas comissões executiva e de finanças. Além das comissões formadas para os processos eleitorais, Plenária Municipal já citada, entre outras ações. 

A secretária de saúde Márcia Bevilacqua ressaltou a importância do Conselho para a gestão, pois trouxeram sugestões de melhorias a partir da representatividade dos usuários da rede pública de saúde, numa parceria proveitosa com os demais segmentos – trabalhador e gestão em prol dos munícipes que utilizam o SUS. A conselheira Heloísa Elena Silva manifestou o sentimento do grupo: “Nós conselheiros temos a motivação para participar do grupo, pois sentimos que a credibilidade é um pilar dessa formatação do Conselho de Saúde, que a Administração está proporcionando para a atuação do COMUS”.