Gestão Ambiental | 17/09/2015

Concurso fotográfico de Louveira reúne mais de 300 fotos inscritas

Com o tema “A Biodiversidade da Nossa Cidade”, agora as fotos serão analisadas por uma equipe de jurados

O concurso fotográfico “A Biodiversidade da Nossa Cidade” está com as inscrições encerradas. Agora a próxima etapa é a análise das fotos pela comissão julgadora. A ação é da Prefeitura de Louveira por meio da secretaria de Gestão Ambiental e tem como objetivo demonstrar a importância da preservação do meio ambiente através da fotografia e é voltado ao público amador com enfoque em fotojornalismo.

Ao todo, 172 pessoas realizaram a inscrição, totalizando 348 fotos cadastradas. Para a secretaria de Gestão Ambiental, o número é expressivo e a disputa será acirrada, pois são trabalhos de muita qualidade. Cada participante teve a oportunidade de enviar até três fotos que representassem a biodiversidade do município de Louveira, ficando a critério de cada participante o enfoque abordado (fauna, flora, etc.). Cada fotografia deverá apresentar um tema e as 12 melhores fotos irão compor o calendário 2016 da Secretaria de Gestão Ambiental. Os interessados em conferir os trabalhos podem acessar o site criado exclusivamente para o concurso (WWW.fotografelouveira.com.br).

As fotografias serão avaliadas e selecionadas por uma comissão composta por Edgar William dos Santos (Secretaria de Gestão Ambiental), Isabel Fialho (COMDEMA), Vinícius Faustini Lima (Associação Mata Ciliar) e Daniel Lenço (fotógrafo profissional).

A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem, a representação do tema proposto e os elementos compositivos e inovadores sobre o mesmo. Serão desclassificadas fotografias que utilizarem recursos de software para melhorias e/ou alterações de imagens. O resultado do concurso será anunciado no próximo dia 21 em evento público, pela página da Prefeitura de Louveira, Imprensa Oficial e outros veículos de comunicação. Somente os vencedores e classificados para catálogos e exposição serão comunicados por telefone ou e-mail.

Premiação
As fotos vencedoras farão parte de publicação especial no ‘Imprensa Oficial’, além de divulgação no site da Prefeitura e Facebook oficial. O primeiro colocado receberá uma câmera fotográfica profissional com cartão de memória, bolsa e tripé; o segundo colocado receberá uma câmera fotográfica profissional e o terceiro colocado receberá uma câmera semi-profissional.

Corpo de jurados

Daniel Lenço
Formou-se na Universidade Paulista de Campinas em 2010 e, em 2013, cursou Direção de Fotografia em Cinema pela Academia Internacional de Cinema em São Paulo. É especializado em retratos, shows e viagens, com base no interior de São Paulo. Já teve trabalhos publicados em jornais, revistas e sites de grande circulação como: Globo.com, EGO, O Globo, Caras Online, GNT, além de participação em livros: 89 FM - A HISTÓRIA DA RÁDIO ROCK DO BRASIL; Cheguei Bem a Tempo De Ver o Palco Desabar; Dias de Luta: O Rock e o Brasil dos Anos 80.
Atualmente viaja pelo mundo em busca de novos desafios, referências e aprimoramentos para sua fotografia. Ainda ministra Workshop sobre fundamentos da fotografia desde o começo deste ano.

Edgar W. Santos
Diretor na Secretaria de Gestão Ambiental, também atua como ‘coach’ e terapeuta. Gestor público há 15 anos, especialista em Desenvolvimento Local Sustentável, foi membro da coordenação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e consultor no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (CONSEA-SP). Atuou em diversas prefeituras paulistas, inclusive a Capital, onde presidiu o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (COMUSAN-SP).

Isabel Fialho
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1989), especialização em Administração de Empresas (1992) e Extensão em Desenvolvimento Gerencial (2010) pela FAAP, mestrado (2002) e doutorado (2007) em Agronomia pela ESALQ/USP. Foi Diretora do Núcleo de Divulgação e Transferência do Conhecimento do Centro de Fruticultura - Jundiaí/IAC de outubro de 2005 a março de 2010 e Diretora de Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Jundiaí de abril de 2010 a dezembro de 2013. Atualmente gerencia o Viveiro Terra Nova em Jundiaí, produzindo mel, mudas nativas e orquídeas, além de realizar atividades de Educação Ambiental e turismo pedagógico. Pertence ao COMDEMA de Louveira desde 2013 e ao COMTUR de Jundiaí desde 2005. Atua como jurada de frutas nas festas regionais (Louveira, Vinhedo, Valinhos, Jundiái e Itupeva). Organizou os concursos de Logomarca do Centro de Fruticultura (2006) e de fotografia "Jundiaí, Cidade da Agricultura" (2012) e foi jurada do II Concurso de Fotografias “Jundiaí, terra da uva e do vinho” (2014).

Vinícius Faustini Lima
Assessor de Comunicação da Associação Mata Ciliar. Estudou Fotografia no Centro Universitário Senac de Santo Amaro em 2012, onde expôs trabalhos em fotográficos, predominantemente em Minimalismo e Arquitetura. Trabalhou também na área de Fotografia Still em São Paulo. Atualmente é responsável pelas mídias (foto e vídeo) na Coordenadoria de Comunicação da Associação Mata Ciliar, ONG de Jundiaí que resgata, reabilita e solta animais silvestres de volta para seus habitats naturais. Busca por meio das imagens, chamar a atenção tão necessária para os animais que chegam na Associação, consequentes da influência humana no Meio Ambiente.

Daniel.jpg
Edgar.jpg
Isabel.jpg
Vinicius.jpg