Cultura & Eventos | 22/04/2013

Concerto do 32 Aniversário da Corporação Musical Progresso Louveirense será HOJE

Foto: Divulgação / PML

A Corporação Musical Progresso Louveirense, entidade municipal subsidiada pela Prefeitura de Louveira, realizará um Concerto especial para celebrar o 32º Aniversário.  O evento acontecerá no próximo dia 24 de abril, às 20h, na Câmara Municipal.

No repertório serão executadas músicas instrumental popular e eruditas com solistas e temas conhecidos do pblico.  A Direção Artística é do maestro Gesse Arajo, tendo como Regente Titular, Maycon Paiva, Regente Assistente, Jesse Chignolli e Arquivista Cintia Vicentino. Fazem parte do concerto mais de 40 músicos, que encantarão o público com flautas, clarinetes, saxofones, trompas, trompetes, trombones, eufônio, tuba, e percussão.

Breve Histórico

Em 1927, famílias tradicionais de Louveira, amantes da arte-musical, se reuniram para formar a Banda de Msica denominada Banda Santo Antonio. Teve como primeiro maestro o Santo Scarance, seguido dos maestros Ferdinando Canella, José Bertié, Luis Pagotto. Alguns anos da década de 70, século passado, a Banda parou suas atividades por falta de recursos para prosseguimento.

Em 1980 voltou a atuar novamente sob direção de Isidoro Scarance, irmão de Santo Scarance, regendo-a por vários anos, seguido pelo maestro Edson Francis.

A partir de 30 de abril de 1981, oficializou-se como “Corporação Musical Progresso Louveirense”, ligada ao Departamento de Educação e Cultura do Município na época, hoje atendida pela Secretaria de Esportes e Cultura, Divisão de Cultura.

Atualmente, a Banda tem a direção musical de Gesse Araujo (desde 2003) e tem como regente titular o maestro Maycon Paiva e regente assistente Jesse Chignolli, composta por 40 músicos e estudantes com maior participação dos músicos da cidade e professores da região.