Educação | 29/08/2017

Companhia de teatro ´Buzum!´ faz apresentação no CEIL do bairro Capivari dias 30 e 31

buzum

Companhia de teatro 'Buzum!' faz apresentação no CEIL do bairro Capivari dias 30 e 31
 
O Buzum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, com o patrocínio da CCR AutoBAn, estaciona Louveira nesta quarta (30) e quinta-feira (31) para apresentações gratuitas do espetáculo “Que lixo é lixo?” para alunos da rede pública de ensino. Os espetáculos do Buzum! são realizados em ônibus que se transformam em sala de teatro, equipados com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. 
 
Com objetos cênicos desenvolvidos a partir de embalagens descartáveis como caixas de leite, garrafas pet e latas de alumínio, a peça mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos. O enredo envolve dois astronautas que, durante uma viagem espacial, percebem que nosso planeta está sufocado com o lixo gerado pelo homem. Ao retornarem à Terra, os astronautas contam às crianças os estragos causados pelo lixo, ressaltando, de forma lúdica e divertida, a importância de reutilizar e reciclar o que chamamos de ‘lixo’.
 
 
Educação
 
Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula – em disciplinas como português, história, geografia e matemática – expandindo, assim, os conhecimentos do aluno por meio de charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. As crianças presentes na plateia recebem um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças; e o gibi BuZum! em Quadrinhos, que traz o enredo de espetáculos do projeto no divertido formato de história em quadrinhos.
 
 
Serviço:
BuZum! apresenta ‘Que lixo é lixo?’ em Louveira
 
Dia 30 e 31 de agosto (quarta e quinta-feira)
CEIL Professora Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo
Estrada Miguel Bossi, 370, bairro Capivari
Horários das sessões: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h10 | 14h50
Apresentações exclusivas para alunos da escola
 
3Q5A5110.jpg
3Q5A5095.jpg