Serviços Públicos | 07/04/2022

COMBATE À DENGUE - Prefeitura retira mais de 30 toneladas de resíduos durante mutirão no bairro Jardim São Francisco

Ação prossegue nesta sexta-feira (8) nas regiões dos bairros Belo Horizonte e Cristo

Mutirão Combate à DengueMais de 30 toneladas de resíduos foram retiradas do bairro Jardim São Francisco nesta quinta-feira (7) durante o mutirão de combate à dengue.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, foram contabilizados entulhos, objetos coletados pela operação cata-treco, e material orgânico recolhido após as podas de árvores.

Cerca de 50 funcionários foram deslocados para a região para realizar corte de mato, poda de árvores, varrição manual, pintura de guias, limpeza de bueiros, manutenção de estradas de terra e a retirada de resíduos.

O mutirão conta ainda com participação das equipes das secretarias de Saúde e Gestão Ambiental, que visitam as casas para orientar os moradores sobre o descarte correto de resíduos e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Os moradores também recebem sacos verdes para a coleta de recicláveis.  

A moradora do bairro Jardim São Francisco, Lariane Melo, de 33 anos, ressalta a importância da ação de conscientização de combate à dengue em tempos de pandemia. ‘’Ajuda muito a população a evitar mais doenças. Já temos a covid-19, se não tomarmos cuidado com a dengue, vai complicar muito a vida da gente. É uma ação realmente muito importante", destacou a auxiliar de logística.

Para a aposentada Estefânia Godoy, de 59 anos, a atuação conjunta da Prefeitura com a população para a limpeza do bairro tem tido excelentes resultados. ‘’Eu não deixo acumular nada, mas sempre que eu tenho lixo, madeira, eu deixo aqui e o caminhão pega. É muito importante a limpeza, porque além da dengue pode juntar outros bichos, não só o mosquito’’, disse a moradora.

A ação prossegue nesta sexta-feira (8) nas regiões dos bairros Belo Horizonte e Cristo.

Mutirão
O mutirão, realizado pelas secretarias de Saúde, Gestão Ambiental e Serviços Públicos, teve início no último dia 31 e já passou pelo Parque Brasil e Jardim Esmeralda.  

A ação conta com mutirão de limpeza, cata-treco e distribuição de panfletos com informações sobre as medidas que devem ser adotadas pelos moradores para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Os moradores podem colocar materiais e objetos para descarte nas calçadas, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira. Entulhos também podem ser deixados para retirada.

Números
Segundo dados da Secretaria de Saúde, 8 casos de dengue foram confirmados em Louveira em 2022. Destes, 5 são autóctones (contraídos no município) e 3 são importados. Até o momento, a cidade teve 42 casos notificados, 26 descartados e 8 ainda aguardam resultados de exames.

Denuncie
​Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 9h às 17h.

Veja as principais orientações da Vigilância em Saúde e faça a sua parte

Dentro das casas:

- Tampe tonéis e caixas d’água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo;

 - Mantenha lixeiras bem tampadas;

 - Deixe ralos limpos e com telas;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.


Áreas externas de casos e condomínios:

 - Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticados, para evitar formação de poças d’água;

- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa para evitar acúmulo de água.