Saúde | 14/08/2023

Com o foco em promover conscientização social, Prefeitura realiza palestras na empresa Colep

A ação foi realizada pela a equipe da Casa das Oficinas Acalanto, inaugurada em maio deste ano

Com o objetivo de promover conscientização social, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, realizou duas palestras na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da empresa Colep. A primeira abordou o tema assédio, destacando pontos como percepção, como denunciar e sobre a rede de cuidado à saúde disponibilizada gratuitamente em Louveira. A segunda abordou o tema qualidade de vida, destacando a importância de mudança de hábitos e rotina, de modo a busca a prevenção de doenças e promoção de saúde. A ação foi realizada pela a equipe da Casa das Oficinas Acalanto, inaugurada em maio deste ano.

“Essa é mais uma aproximação do poder público com o setor privado. Juntos podemos intensificar o alcance de informações destes importantes temas para a população. Para os colaboradores da empresa é ainda mais interessante, pois eles conhecem os serviços de apoio gratuitos em Louveira, cidade em que a maioria reside. A Casa das Oficinas Acalanto em pouco tempo já pode obter excelentes resultados para os usuários. Através de acolhimento, atenção dedicada e com técnica de especialistas, o Acalanto é a ponte das pessoas que passam por serviços de saúde mental para se integrarem no mercado de trabalho e sociedade. Além disso, é realizado essas palestras sobre temas pertinentes junto a empresas”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Ao todo, 320 colaboradores da empresa Colep participaram em cada uma das palestras.

“Essa proximidade da Casa das Oficinas Acalanto com as empresas é excelente, pois além espalhar conhecimento para os colaboradores, agrega para o objetivo de ingressar os usuários no mercado de trabalho. Atualmente, 5 usuários já foram efetivados em vagas de empregos em diferentes empresas e já estão atuando nas vagas conquistadas, além de uma adolescente que foi auxiliada para participar do processo seletivo do Programa de Estágio da Prefeitura de Louveira, o Estalou”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Casa das Oficinas Acalanto

A Casa das Oficinas Acalanto é um programa de reabilitação, sendo uma ampliação da Rede de Atenção em Saúde Mental, contando também com o trabalho de uma equipe multidisciplinar. Além de proporcionar os meios para o mercado de trabalho, o espaço realiza oficinas que podem ser fontes de renda para as pessoas atendidas. São quatro frentes de ação:

1. Ofertas de atividade artesanal: mosaico, bijuteria e crochê.
2.Oferta de produtos: mistura para cappuccino e amanteigados
3. Ofertas de capacitação para prestação de serviços
4. Inserção dos usuários no mercado formal - lei de cotas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bem como vagas não PCD, além de um trabalho de educação em saúde e prevenção de agravos nas empresas da região.

A venda dos produtos baseia-se nos pressupostos da Economia Solidária, e todo valor arrecadado é revertido em geração de renda para os usuários que participam do programa. As decisões são pactuadas e decididas em coletivo.

Um dos critérios para inserção dos usuários neste programa é a realização de algum acompanhamento em Saúde Mental, em qualquer um dos serviços oferecidos pelo município. O critério de faixa etária é a partir dos 16 anos de idade.

A Casa Acalanto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para mais informações, entre em contato no telefone: (19) 99766-9943 (WhatsApp).