Educação | 27/09/2023

Com investimento superior a R$ 2,4 mil reais por aluno, Louveira tem índice acima da média regional, estadual e nacional

Relacionando a aplicação de recursos financeiros por aluno diante da média do resultado do IDEB, a rede municipal de ensino de Louveira está à frente da média estadual, regional e nacional; dados são do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila)

Com amplos e significativos investimentos públicos na rede municipal de ensino, Louveira é destaque em mais um indicador apontado pelo IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila): está acima da média regional, estadual e nacional quanto à aplicação de recursos financeiros por aluno, relacionada à média do resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

De acordo com o IGMA, o município apresenta média de investimento de R$ 2.454,79 por aluno, por ponto do IDEB. A média do Brasil é R$ 1.589,04; da região Sudeste é de R$1.692,94; do Estado de São Paulo R$ 1.831,64 e da microrregião de Jundiaí R$ 1.979,47.

“Este é mais um resultado extremamente positivo e que comprova os investimentos que nossa gestão tem feito para o aprimoramento da Educação. Sabemos que a rede de ensino de Louveira é de extrema qualidade, por conta da formação dos profissionais, da estrutura física e pedagógica, dos materiais didáticos. Mas quando vemos números como estes podemos dimensionar o quanto os investimentos têm gerado resultado”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

A Prefeitura realizou em 2023 o maior investimento dos últimos 10 anos – cerca de R$180 mi. Na área pedagógica, o município investiu, por meio da Secretaria de Educação, em contratações de diretores, coordenadores, professores, profissionais específicos para a educação inclusiva, formações dos educadores, materiais didáticos de primeira linha e programa educacionais, realização de avaliação municipal dos alunos com a aplicação da Saber Louveira, entre outras.

Em infraestrutura, a Prefeitura tem realizado obras de reforma e ampliação de 4 escolas, e manutenção em mais 7, com reparos e pintura das unidades, totalizando 11 unidades restauradas. A Prefeitura também investiu neste ano na ampliação do kit escolar, com novos itens, entre eles a mochila, além da instalação de 10 laboratórios de informática, com cerca de 280 computadores, aquisição de vans para o transporte escolar, entre outras ações.

A Educação de Louveira também é destaque sob outros importantes aspectos dos indicadores. Com base em pontuação na área educacional, a cidade é a 2ª melhor dentre as 7 da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), com 71,13 pontos, ficando atrás apenas de Jundiaí, que soma 75,43 pontos. A Educação de Louveira também se destaca quando comparada às 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Somando os 27 municípios das duas regiões metropolitanas (RMJ e RMC), Louveira é a 7º melhor (SAIBA MAIS).

Neste mês de setembro Louveira também foi destaque no Ranking Connected Smart Cities 2023 com base em resultados positivos na Educação. Os investimentos da Prefeitura em tecnologia destinada ao aprimoramento da rede municipal de ensino apontam Louveira entre as melhores do país (SAIBA MAIS)