Gestão Ambiental | 19/12/2023

Com foco no compromisso com o meio ambiente, Prefeitura de Louveira realiza avanços em 2023

Confira na matéria um compilado das principais ações realizadas pela Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Gestão Ambiental

Com foco no compromisso com o meio ambiente, natureza e qualidade de vida da população, a Prefeitura de Louveira realizou uma série de avanços na área ambiental no ano de 2023. Entre os destaques, está a inauguração do Centro de Educação Ambiental Tabarana (CEA Tabarana), que combinando o aprendizado com o cuidado ao meio ambiente, realiza oficinas, capacitações, apresentações e atividades interativas com crianças e adultos, além de contar com tecnologias ambientais para visualização do público. Ademais, Louveira lançou o Programa Banco de Ração, que auxilia cuidadores de animais e ONGs com a transferência de rações de cães e gatos doados por moradores e empresas. Confira abaixo um compilado das principais ações realizadas pela Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Gestão Ambiental. E, para selar com sucesso, no Programa Município VedeAzul, Louveira obteve a nota 96, a maior da história da cidade, em anúncio no dia 19 de dezembro, colocando-a como a melhor cidade do Estado de São Paulo, entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes, em investimentos na área ambiental. O anúncio foi realizado na tarde desta terça, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, que contou com a presença do Prefeito Estanislau Steck ao lado do Governador Tarcísio de Freitas. A secretária de Gestão Ambiental de Louveira, Rose Celidonio, também esteve presente no evento. O ranking do Programa Município VerdeAzul é gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Apenas 86 cidades, do total de 645 no Estado, tiveram notas acima de 80 pontos.

“Um ano repleto de avanços para o meio ambiente, educação ambiental e cuidado com a natureza de Louveira. Intensificamos e criamos programas que fortalecem este bem que é de todos nós. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida para todos, com áreas verdes, preservando o presente e colhendo bons resultados no futuro para as próximas gerações. O apoio da sociedade e das instituições privadas são fundamentais neste processo, pois cada um realizando a sua parte e todos juntos podemos ir mais além”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TABARANA

O CEA Tabarana foi inaugurado em março de 2023 dentro das celebrações do aniversário da cidade. Está localizado na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista. O local proporciona cursos gratuitos, palestras e atividades relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, tanto para crianças das escolas, quanto para adultos.

Ao longo do ano, o CEA Tabarana recebeu novas tecnologias ambientais, como cisternas, horta, jardim sensorial, três meliponários, viveiro de mudas, dessecador e composteiras. Assim, ampliando as atividades oferecidas à população.

PROGRAMA BANCO DE RAÇÃO

Em investimento na saúde dos pets, a Prefeitura de Louveira lançou em maio o Programa Banco de Ração, que garante o suporte para protetores, ONGs e pessoas em vulnerabilidade social que cuidam de animais domésticos.  O objetivo é através da arrecadação de recursos como ração, brinquedos, casinhas, bolsa de transporte entre outros que auxiliam no cuidado dos animais, e então realizar a distribuição para os participantes do Programa.

Para se cadastrar é necessário entrar em contato com o Bem Estar-Animal no telefone: 19 3878-1260 e informar os dados e endereço. O atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta.

ARBORIZAÇÃO URBANA

A Prefeitura em 2023 realizou o inventário e a elaboração do Plano de Arborização Urbana de Louveira, que contou com o apoio do Professor Doutor Demóstenes Ferreira da Silva Filho com sua equipe.

Com base nos dados levantados, o Plano Municipal de Arborização Urbana de Louveira prevê o plantio de 2733 novas árvores no perímetro urbano, principalmente na região do bairro Santo Antônio e Centro. O Plano leva em consideração os tamanhos de árvores, copas, posicionamento na calçada, posição referente a iluminação pública, espécies mais adequadas para cada lugar, solo adequado para as raízes, critérios de segurança, os locais da cidade que mais necessitam de árvores, entre outros. 

Desde janeiro de 2021, a Prefeitura de Louveira já plantou cerca de 20 mil mudas de árvores.

Com o objetivo de agilizar o plantio de novas árvores e promover a arborização urbana, a Prefeitura adquiriu neste ano um destocador. O equipamento torna o processo de replantio viável.

BEM-ESTAR ANIMAL

Em 2023, o Bem-Estar Animal, antes chamado de Controle de Zoonoses, passou a ser administrado pela Secretaria de Gestão Ambiental.

Com foco na saúde dos animais de estimação da população em vulnerabilidade social, o Bem-Estar Animal realiza atendimento veterinário, microchipagem, vacinação e castração. Tudo totalmente gratuito.

Além disso, o local tem diversos cães e gatos disponíveis para adoção. Todos os animais são castrados, microchipados, vermifugados e com as vacinas em dia. A Prefeitura de Louveira conta com uma página no site oficial com os pets que aguardam um novo lar. CLIQUE AQUI para acessar. 

IPTU SUSTENTÁVEL

Com foco na preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Louveira conta com o Programa IPTU Sustentável, que garante até 45% de desconto na tarifa na cidade.  O objetivo é incentivar pessoas físicas e jurídicas a adotarem medidas que estimulem a proteção ao meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável. 

Quanto mais medidas os imóveis residenciais ou comerciais aderirem, maior será o desconto concedido. O desconto pode chegar até 45% na tarifa. CLIQUE AQUI para saber mais. 

PAGAMENTOS POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA)

O objetivo do PSA é promover a manutenção, proteção e recuperação de áreas especialmente protegidas como os recursos hídricos e os fragmentos de vegetação nativa, além de promover o saneamento ambiental, a manutenção e proteção do solo contra escoamentos superficiais. O proprietário da área recebe pagamentos anuais. Sendo também um dos requisitos para o PROMIF, a adesão ao programa é voluntária. 

A adesão ao PSA e ao PROMIF é voluntária e mediante o atendimento dos requisitos mínimos, como possuir áreas de interesse ambiental, fragmentos de mata nativas, áreas de preservação permanente ou áreas passíveis de recuperação ambiental. A análise é feita pela Secretaria de Gestão Ambiental.

Atualmente, 59 propriedades fazem parte do PSA. Em dezembro de 2022, o número de propriedades era de 32. Um avanço de 84%.

OTIMIZAÇÃO DOS SACOS VERDES

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, realiza o controle e distribuição dos sacos verdes de reciclagem, gerando uma economia de 600 mil reais por ano.

Os sacos verdes são entregues em todas as residências por meio do Programa de Coleta Seletiva, que são utilizados para os moradores depositarem resíduos recicláveis.

Por meio de uma programação semanal, o caminhão passa recolhendo os sacos verdes, que são destinados para a reciclagem, e neste momento, os operadores já deixam um saco verde novo para o morador.

REGULARIZAÇÃO DA COOPERATIVA RECOMEÇO

Com o intuito de garantir a adequada atuação da Cooperativa Recomeço junto ao sistema de Coleta Seletiva do município, foi realizado um processo de Chamamento Público o qual culminou na firmação da parceria com a respectiva instituição. Dessa forma, o Poder Público de Louveira está devidamente adequado com a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos recicláveis gerados no município, possibilitando a melhoria e a valorização do serviço para as cerca de 60 famílias que ali trabalham. A Cooperativa realiza a destinação correta de cerca de 300 toneladas de materiais recicláveis todos os meses.

MUTIRÃO DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)

Em junho, a Prefeitura realizou um Mutirão de Cadastro Ambiental Rural (CAR). O objetivo do evento foi regularizar os cadastros que estão com pendências, assim como efetuar a inscrição das propriedades que não possuem. O documento é obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais. A ação foi em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Campinas. 

O momento também foi oportuno para os proprietários conhecerem sobre o funcionamento do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais. 

Se necessitar realizar o CAR, entre em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental. Telefone: (19) 3878-2426. Endereço: Rua  Angelo Steck, 410, bairro Vila Nova.

NOVO PRÉDIO DA SECRETARIA DE GESTÃO AMBIENTAL

Com o objetivo de proporcionar à população um ambiente propício, adequado e otimizado para as ações ambientais, a Secretaria de Gestão Ambiental está em um novo endereço, localizado na rua  Angelo Steck, n 410, bairro Vila Nova, esquina com a Rodovia Romildo Prado. 

Na parte interna, os ambientes foram divididos a partir da instalação de divisórias em drywall, que possibilita o redimensionamento das salas, caso haja necessidade. Para oferecer mais comodidade ao cidadão, o prédio tem um amplo bolsão de estacionamento em frente. 

Secretaria de Gestão Ambiental

Endereço: Rua Angelo Steck, 410, bairro Vila Nova - esquina com a Rodovia Romildo Prado
Email: meioambiente@louveira.sp.gov.br
Telefone: (19) 3878-2426

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.