Desenvolvimento Econômico | 27/09/2023

Com foco na geração de novos negócios, Louveira é representada em evento de lançamento do Facilita SP

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado para desburocratizar processos e fomentar o ambiente de negócios; Louveira esteve presente por meio do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto

Com políticas públicas voltadas para o fortalecimento das atividades econômicas em Louveira em diversos eixos, a Prefeitura tem atuado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na busca por parcerias e ações que contribuam para o processo de retomada da economia, incentivo de novos negócios e criação de um ambiente propício para o empreendedorismo. Neste sentido, a Prefeitura se fez presente no lançamento do programa estadual Facilita SP, por meio do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto.

A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (25) no Palácio dos Bandeirantes, com anúncio do Governador, Tarcísio de Freitas, e a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, do presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado, além de deputados, prefeitos, vereadores, gestores públicos estaduais e municipais e líderes empresariais.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa tem como objetivo desburocratizar os processos e melhorar o ambiente de negócios, tornando os procedimentos mais simples, rápidos e transparentes para o empresário paulista. Para conhecer o Programa Facilita SP (CLIQUE AQUI)

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Louveira, o programa vai ao encontro dos objetivos da atual gestão para fomentar o empreendedorismo e estimular a geração de emprego, renda e, por consequência, o desenvolvimento da população. A Prefeitura tem atuado neste sentido fomentando as diversas vertentes econômica da cidade, com aproximação comercial para a vinda de novas empresas, com ações que reforçam a credibilidade da atual gestão para incentivar a ampliação das empresas já instaladas e também investindo em cursos de formação profissional, como tem acontecido por meio do Nucca (Núcleo de Capacitação).

A Prefeitura tem atuado ainda, especificamente, de forma intensa no incentivo ao empreendedorismo. Por meio do Nucca, os cursos são voltados para diversas áreas, entre eles estética e culinária, que promovem o desenvolvimento profissional e pessoal de pessoas que têm a intenção de montar seu próprio negócio, de aprender as técnicas de atendimento, vendas e tudo que engloba uma empresa. Neste ano são 45 cursos e cerca de 500 alunos formados até o final do ano.

A própria estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) oferece ao cidadão os atendimentos essenciais e de apoio para novos negócios, como o Banco do Povo, o atendimento ao comércio, a unidade do Sebrae Aqui Louveira. O prédio oferece salas de coworking, de reuniões para entrevistas e processos seletivos.

A Prefeitura tem atuado também no desenvolvimento na área da agricultura, fortalecendo a agricultura familiar e formação de jovens agricultores, além do comércio e de setores que priorizados principalmente por mulheres, como o Programa Quebrando Barreiras, que tem incentivado o trabalho de doceiras da cidade e artesãs.

Desburocratização

A Prefeitura de Louveira também tem atuado em ações para facilitar o atendimento perante os serviços municipais ofertados aos cidadãos. Com foco em inteligência processual, a Prefeitura implantou no primeiro semestre deste ano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o sistema de alvará digital, por meio do qual arquitetos e engenheiros podem realizar de forma online a solicitação e todos os procedimentos que envolvem a solicitação referente ao alvará para construção residencial.