Fumhab - Habitação | 12/12/2022

Com foco em políticas habitacionais, Louveira assina termo com Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Município é primeiro do Estado de São Paulo a formalizar o acordo que vai contribuir com a implementação de políticas urbanas e habitacionais

Louveira é o primeiro município do Estado de São Paulo a formalizar o termo de cooperação técnica com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O termo foi assinado na manhã da última quinta-feira (8), na Câmara, e contou com a participação de integrantes do Conselho, da Prefeitura, das Associações de Bairro da cidade, da Fundação Municipal de Habitacional de Louveira (Fumhab) e das Prefeituras de Americana, Jarinu e Campo Limpo Paulista.

A parceria permite que Louveira conte com uma comissão para colocar em prática a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), que tem como principal objetivo a construção de políticas habitacionais na cidade. O grupo vai trabalhar para a  implementação de política urbana territorial, habitacional e com ações de fiscalização, bem como o reconhecimento, a valorização e regulamentação do profissional arquiteto e urbanista servidor público.

“Importante parceria para o desenvolvimento de Louveira. Temos inúmeros desafios para promover o desenvolvimento da cidade de forma ordenada, atender as famílias que precisam de políticas habitacionais e queremos também contar com a equipe do Conselho para que possamos desenvolver de forma sustentável”, disse o prefeito Estanislau Steck.

Participaram desse encontro a coordenadora adjunta da Comissão de Assessoria Técnica do CAU SP, Débora Sanches, a secretária de Obras da cidade de Jarinu, Rose Novaes, o representante das Prefeitura de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, e demais representantes das cidade de Campo Limpo Paulista e Campinas.

Estavam presentes também representantes das associações a Rua Armanda Moraes Dutra, Vassoural, Vista Alegre, Cavalli, Jardim Amazonas e Portal Bandeirantes.

Projetos habitacionais
Louveira iniciou a construção do Residencial Tabarana, empreendimento de interesse social que terá 400 apartamentos, no bairro Estiva. A cidade também conta com um novo sistema de cadastro, o SimHab, que tem o objetivo de garantir mais eficiência e transparência ao processo de seleção dos beneficiados em programas de moradia popular.

“A parceria com o CAU reforça nossas ações para ampliar o número de moradias de interesse social na cidade para atender as famílias que mais precisam”, disse a Superintendente da Fumhab, Maria Regorão.