Desenvolvimento Urbano | 19/05/2023

Com foco em inteligência processual, Prefeitura reúne arquitetos e engenheiros para lançamento do sistema de alvará digital

O Prefeito Estanislau Steck e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, apresentaram aos profissionais e técnicos a nova plataforma online para tramitação de emissão de alvará; o sistema começa a operar a partir de segunda-feira, 22 de maio

A partir da próxima segunda-feira, 22 de maio, Louveira passa a tramitar o processo de emissão de alvará para construção residencial de forma online, inaugurando assim uma nova fase, inédita, mais moderna e que promete agilizar todo o trâmite, desde o protocolo, andamento e resposta final. Para apresentar a plataforma, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, reuniu nesta sexta-feira, 19 de maio, arquitetos, engenheiros, técnicos e servidores que públicos que atuarão diretamente neste serviço e na utilização do sistema. O Prefeito Estanislau Steck participou da reunião, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, e falou a respeito do avanço proporcionado pelo processo de digitalização.

“Em Louveira estamos trabalhando para ofertar serviços de melhor qualidade e com mais agilidade.  E a questão do alvará digital está dentro deste processo. Hoje é tudo muito burocrático; a gente precisa agilizar as coisas, facilitar para que o município se desenvolva com eficiência. E neste sentido, o processo digital vai resultar em mais agilidade e economia, porque ter uma pessoa e um veículo para somente transportar papéis não é inteligente. O que tem que circular, na verdade, é a informação, e não as pessoas ou papéis. Queremos fazer de Louveira mais do que uma cidade digital, uma cidade inteligente, uma Smart City”, disse o Prefeito Estanislau Steck, que, devido às implantações tecnológicas na gestão pública de Louveira, foi premiado nesta quinta-feira, 18 de maio, como Prefeito Inovador, pela Rede Cidade Digital, em parceria com a Prefeitura de Valinhos.

Em sua fala, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, ressaltou que Louveira inicia agora uma fase de transição, mas que a partir de 30 de junho os processos serão tramitados exclusivamente por meio da plataforma. “Esta reunião é justamente para informar e explicar aos profissionais o funcionamento do processo, mas a Prefeitura, junto com a empresa Geopixel, estará à disposição para esclarecer as dúvidas nesta fase, porque a partir de 30 de junho todos os processos serão apenas na versão digital”, explica o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin.

Durante a reunião, os profissionais conheceram os caminhos a serem feitos para formalizar o protocolo, o passo a passo para anexar os documentos, as etapas de requerimento e todos os detalhes para acessar o portal e tramitar a solicitação de alvará. Para mais detalhes (CLIQUE AQUI)

A arquiteta, Regiane Rossi Pomiglio, participou do treinamento e enalteceu a iniciativa da Prefeitura em digitalizar o processo. “Nós estamos acostumados a trabalhar com o sistema de outras cidades, que é uma forma muito mais inteligente de trabalhar. Mas é verdade que nem todos os municípios usam uma plataforma digital. Então Louveira está no caminho certo”, disse a arquiteta que levou o seu notebook para realizar o acesso de treinamento”.

O arquiteto, Fábio Martins, afirma que a plataforma digital agiliza os trâmites. “É muito bom fazer todo o processo de forma online, mas também é preciso que o município esteja maduro o suficiente para fazer funcionar, ou seja, tem que ter servidores suficientes e comprometidos com a plataforma. Eu sei que a maioria dos municípios da região não utiliza um sistema; muitos ainda fazem tudo de forma presencial ainda”, disse.

A plataforma foi apresentada pelos profissionais da Geopixel Inteligência Municipal, empresa responsável pelo sistema: o gerente de projetos, Eduardo Couto, e o técnico, Felipe Lafaiete, que permanece à disposição para acompanhar os trâmites e prestar atendimento para os profissionais, para a população e também para os servidores do município, que atuarão diretamente neste serviço de emissão de alvará. Além da apresentação da plataforma, a reunião teve uma operação assistida, ou seja, um momento para os profissionais testarem o sistema e sanarem as dúvidas.

Louveira Digital

A gestão do Prefeito Estanislau Steck tem atuado no sentido de digitalizar diversos processos para agilizar o atendimento à população. Para tanto, está fazendo o georreferenciamento de toda a cidade, informatização de sistemas, digitalização de documentos. Hoje, por exemplo, os empenhos da Prefeitura são todos digitais. Mas para isso a Prefeitura trabalha para a melhoria do sinal de internet para garantir maior eficácia na transmissão de dados. E o ponto crucial para concretizar esta transformação digital de Louveira é a concessão de uma empresa que deve instalar a fibra ótica municipal, e que proporcionará, inclusive, rede de wifi nas praças, escolas e outros prédios públicos.