Saúde | 02/08/2023

Com foco em gerar conforto às mães no momento de amamentação, Prefeitura anuncia o Ambulatório Mamãe Aconchego

O objetivo principal é oferecer um ambiente acolhedor e especializado frente à temática de amamentação

Com foco em gerar conforto às mães no momento de amamentação dos bebês, a Prefeitura de Louveira anuncia o Ambulatório Mamãe Aconchego, vinculado ao Programa Mãe Louveirense, tem o objetivo principal de ofertar um ambiente acolhedor e especializado frente à temática de amamentação. O anúncio foi realizado pelo prefeito, Estanislau Steck, na última terça-feira durante a abertura regional da 12ª Semana do Bebê e a Semana Mundial do Aleitamento Materno no município. 

“Muitas mulheres enfrentam dificuldades na amamentação como dor, fissuras e baixa produção de leite. Para atendermos a essa demanda e trazer mais conforto a essas mães, surge o Ambulatório Mamãe Aconchego. Isso entra em contexto à saúde da mãe e do bebê, que Louveira, hoje, tem um índice muito positivo: 94% das mães gestantes na cidade realizam, ao menos, 7 consultas de pré-natal, valorizadas e incentivadas pelo Programa Mãe Louveirense, que oferece um Kit especial, entregue pelo Fundo Social, composto por roupinhas e produtos para o bebê, além de produtos para o cuidado da mãe nos primeiros dias após o parto para quem completar no mínimo essas 7 consultas de Pré-Natal”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

O ambulatório contará com uma profissional especializada em amamentação que além dos atendimentos estará realizando procedimentos, quando necessários, como laserterapia, preparação mamária, supervisão, avaliação geral, tratamento reparador, entre outros, além de toda orientação e suporte que esta mãe e bebê necessitarem neste primeiro período da maternidade.

Os atendimentos acontecerão no Ambulatório de Especialidades da UBS Lucilene Mosca Mellin (Centro), de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, mediante agendamento realizado pela equipe da Atenção Básica em qualquer Unidade Básica de Saúde. A abertura da agenda inicia na próxima segunda-feira (7).

“O objetivo é que seja realizado um apoio completo as mães, começando com o teste de gravidez realizado na UBS e passando por todas etapas de pré-natal, exames, consultas com especialistas, visita na maternidade da Santa Casa, o momento do parto que já conta com vacinas, registro em cartório, o kit do Programa Mãe Louveirense e agora, esse suporte na fase de amamentação”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua. 

Nesta semana está ocorrendo a 12ª Semana do Bebê e a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Louveira. A programação prevê uma série de ações, como rodas de conversa, palestras, brincadeiras, oficinas, contações de histórias e muito mais. Também de segunda a sexta-feira atividades odontológicas nos berçários, com avaliação bucal, orientação para os pais e educadores e atividades lúdicas, sem contar ações que serão realizadas nas UBS´s e CRAS´s, conforme programação abaixo. Além disso, todas as escolas que atendem crianças de 6 meses a 3 anos realizarão rotina diferenciada com ênfase nos temas inerentes a semana do bebê. O encerramento acontece em 5 de agosto, na Praça da Bica (Rua das Rosas, 162 – Santo Antônio), das 9h às 15h.