Gestão de Projetos e Programas | 21/06/2017

Com Estação totalmente restaurada, Louveira participa de reunião para volta do trem de passageiros

Estação

Em março, Louveira participou de uma reunião em Campinas sobre a inclusão do projeto de implantação do Trem Intercidades (TIC), que percorrerá 431 quilômetros de ferrovia e ligar as regiões metropolitana de Campinas e São Paulo.

Estiveram presentes o secretário de Cultura e Eventos, Maurício Carrasco, e o secretário de Gestão de Projetos e Programas, Vlamir Sartori. O custo previsto para ligar a macrometrópole por um trem com velocidade média de 120 quilômetros por hora é de R$ 20 bilhões, provenientes do Governo Federal. O trecho de Campinas será prioridade, porque tem a maior demanda: 60 mil passageiros por dia.

O Intercidades, na região de Campinas, vai ligar Americana a São Paulo, e sairá de Americana, passará por Santa Bárbara, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e chegará à capital paulista, numa extensão de 135 quilômetros. O custo estimado desse trecho é de R$ 5 bilhões e já há liberação do presidente Temer. 

Para Vlamir Sartori, esta ligação “melhora o processo de mobilidade entre as cidades, diminuindo o fluxo de veículos nas estradas”.

Já para o secretário de Cultura, Maurício Carrasco, Louveira já está um passo à frente para esta conquista, por conta da recente restauração na Estação Ferroviária. “Isso vai facilitar muito o processo, além de contribuir para o crescimento da cidade.”