Prefeito | 15/12/2022

Com destaque no Programa Saúde da Escola, Louveira é convidada para evento em Brasília

O Programa tem o objetivo de contribuir com a formação dos estudantes com ações de prevenção e atenção à saúde

A Prefeitura de Louveira participou do evento de Celebração dos 15 anos do Programa Saúde da Escola (PSE), realizado em Brasília nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

O PSE  é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação e tem por objetivo de contribuir com a formação dos estudantes com ações de prevenção e atenção à saúde. O Programa é coordenado no município pelas Secretarias de Educação e Saúde. O trabalho faz parte da proposta de governo do prefeito, Estanislau Steck, que está comprometido com o bom desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino.

“Desde o começo de 2021, realizamos ações de Educação em conjunto com a Saúde e outras secretarias. O destaque principal foi pelo trabalho realizado durante a pandemia, sendo uma das ações a distribuição gratuita de tablets com acesso a internet para os alunos, e por esse canal divulgamos informações sobre saúde durante o período de aulas remotas”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

No evento de celebração de 15 anos do PSE, foram abordados diversos temas relacionados a ações integradas entre saúde e educação através de palestras, mesas de conversas, experiências de outros municípios brasileiros e até de fora do país. Junto com a capital de São Paulo, apenas outras duas cidades do estado foram convidadas para o evento de celebração: Louveira e Santana de Parnaíba.

“A base do Programa Saúde na Escola é articulação entre as equipes de saúde e as escolas e preconiza mediante práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças, o desenvolvimento de diversas ações como prevenção à Covid-19, Saúde Bucal, Dengue, Alimentação Saudável, entre outros, além do acompanhamento das condições clinicas dos educandos , disse a secretária de Saúde”, Marcia Bevilacqua

“Esse trabalho gera resultados muito positivos, pois contribui com a formação dos alunos com temas muito importantes na área da saúde. Isso proporciona conhecimentos para a vida toda, sendo bom não só para o aluno, mas também para as pessoas próximas dele”, disse a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Além de ações de conscientização para os alunos, pais, responsáveis e professores, também é realizado trabalhos como vacinação de crianças na escola e integração dos alunos com o meio ambiente. A Prefeitura de Louveira divulga no site oficial e nas redes sociais todas as ações que são realizadas.

No evento de celebração, representando a Secretaria de Educação e Saúde, estiveram presentes, respectivamente, Eliana Coletti Thomaseto e Maria Madalena Cruz.

Tablets para os alunos da Rede Municipal de Louveira

Em setembro de 2021, a Prefeitura de Louveira entregou gratuitamente 4,1 mil tablets com chip de dados com acesso à internet para os alunos da Rede Municipal de Ensino.  A aquisição dos kits tecnológicos foi mais um passo para facilitar o acesso dos alunos às atividades remotas desenvolvidas pelas escolas e aos conteúdos disponibilizados pelo sistema LouveiraEduca, plataforma de ensino online utilizada desde março de 2021.

A entrega dos tablets integrou as ações adotadas pela Prefeitura de Louveira para garantir condições de acesso e ampliar as possibilidades de aprendizagem por meio de ferramentas digitais. Os tablets são incorporados à educação na cidade, mesmo após o retorno presencial das aulas.