Saúde | 14/12/2022

Com colaboração da população e monitoramento, número de casos positivos de Covid-19 em Louveira cai 40% na última semana

De 27 de novembro a 3 de dezembro, o número de pessoas infectadas era cerca de 307, enquanto entre 4 e 10 de dezembro, o número de casos confirmados foi de 184

O reforço das medidas de prevenção e monitoramento contra a Covid-19 influenciou na queda do número de casos positivos na cidade. A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações contra a doença devido ao aumento no número de casos em todo o Brasil. Na última semana, foi registrado uma queda de 40% de casos positivos em Louveira comparado aos números da semana anterior. De 27 de novembro a 3 de dezembro, o número de pessoas infectadas era cerca de 307, enquanto entre 4 e 10 de dezembro, o número de casos confirmados foi de 184. 

“A queda no número de casos é um trabalho em conjunto da Secretaria de Saúde com a colaboração dos moradores da cidade. É importante que todos continuem se cuidando, procurando profissionais da saúde e seguindo as medidas de prevenção, para que os casos positivos diminuam cada vez mais”, disse o prefeito Estanislau Steck. 

O Comitê Técnico de Covid-19 da Secretaria de Saúde foi implantado especificamente para gerenciar e monitorar a nova fase da doença. Através do comitê, houve uma ampliação da oferta de testagem, a decisão de retornar à obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados, a ampliação da oferta da vacina contra covid nos fins de semana e em ações extramuros, e a presença de profissionais de saúde nos eventos da prefeitura, orientando sobre o uso de máscara. 

Essas são algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde com o objetivo de controlar a cadeia de transmissão e consequentemente reduzir as chances de contágio em pessoas do grupo de risco, como imunossuprimidos, que mesmo vacinados, são mais suscetíveis às formas graves da doença, internações e óbitos.

O uso de máscaras é obrigatório em locais fechados (incluindo transporte público) e nas unidades educacionais da cidade, incluindo municipal, estadual e particular, com recomendação forte também para uso em locais abertos, assim como evitar aglomerações. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, para vacinação e realização de testes em pessoas com sintomas leves. O PA Santo Antônio e a Irmandade Santa Casa continuam realizando testes 24 horas por dia.  

“É essencial que nesse momento as pessoas se sensibilizem, pesquisem informações em fontes seguras e se cuidem, evitando aglomerações, usando máscara em ambientes fechados e em ambientes abertos com aglomeração, e estejam com seus esquemas vacinais contra covid completos, de acordo com sua idade e fator de risco”, disse a Secretária de Saúde, Márcia Bevilacqua.