Gestão Ambiental | 26/07/2021

COLETA SELETIVA - Secretária de Meio Ambiente visita cooperativa de reciclagem de Jaguaríuna

Objetivo do encontro foi conhecer serviços para avaliar possíveis melhorias no sistema em Louveira

Uma equipe da Prefeitura de Louveira fez uma visita técnica à Central de Materiais Recicláveis de Jaguariúna na última quinta-feira (22). O objetivo do encontro foi conhecer novas formas de coleta de materiais recicláveis para auxiliar nos estudos de ampliação e melhoria do serviço oferecido em Louveira. 

A secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, foi recebida pela secretária de Meio Ambiente e vice-prefeita de Jaguariúna, Rita Bergamasco. Também participaram do encontro Tatiana Fidelis, diretora de Gestão Ambiental de Louveira; Mauricio Tomazela, analista ambiental de Louveira; Elisangela Strabelo, presidente da Cooperativa Recomeço, de Louveira; Aline Granghelli, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna, e Jessica Cristina dos Santos, presidente da Cooperj (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna).

Em Jaguariúna, o programa de coleta seletiva existe desde 2007 e é realizado com utilização de bags, que são sacolas plásticas retornáveis. Esse sistema proporciona economia financeira à cidade, uma vez que não é necessário produzir novas sacolas plásticas.

“A troca de experiências entre municípios é muito importante para aprimorar o serviço realizado em ambos. Em Jaguariúna, os coletores recolhem os bags cheios nas casas ao mesmo tempo que já entregam outra sacola retornável ao morador”, afirmou Rose Celidonio.

Coleta seletiva

Louveira recolhe cerca de 150 toneladas por mês de materiais recicláveis. Os moradores juntam o material em sacos verdes de plástico entregues pelos coletores a cada dia de coleta. Esses sacos não são reutilizáveis.
 
No caso do óleo de cozinha, ele deve ser descartado em garrafas pet totalmente fechadas. 

Todo material coletado recebe a destinação correta e gera renda para cerca de 40 cooperados da Cooperativa de Reciclagem Recomeço.

Confira o programa de coleta seletiva: