Gestão Ambiental | 07/03/2019

Coleta de reciclável pela prefeitura atende 100% da cidade e melhora a vida de catadores

coleta seletiva

Por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, a Prefeitura de Louveira mantém uma estrutura completa para destino e separação de material reciclável: o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR).

O local possui todos os equipamentos necessários, como esteira, prensa e empilhadeira para que os recicláveis sejam separados, compactados e destinados às empresas que reutilizam como matéria prima para novos produtos.

A coleta é feita em todas as casas do município, seja na área rural ou urbana, por meio dos sacos verdes entregues gratuitamente. Apenas 4 cidades do Brasil oferecem a coleta em 100% do território. Com este sistema, o CGR trata cerca de 140 toneladas de recicláveis ao mês, gerando renda para os trabalhadores, ganhos ambientais e economia aos cofres públicos, já que os materiais deixam de ser transportados para os aterros.

Mais dignidade e renda para os trabalhadores

Todo o resultado da venda do material é destinado diretamente aos 40 trabalhadores organizados no modelo de cooperativa que, além de distribuir de acordo com a produtividade, ainda paga a contribuição do INSS de cada cooperado.

A moradora do bairro Santo Antonio, Daniela Rodrigues dos Santos, trabalha há 1 ano na CGR e está satisfeita por ter melhorado a renda e ainda contribuir com a comunidade. “Antes ganhava R$ 300 por mês, mas aqui a renda de R$ 1.500 é comparada à de qualquer empresa. Este serviço me ensinou que a cooperativa não é somente este galpão, é um trabalho que ajuda toda a cidade e que vai ajudar a nossa geração".

Além da melhora no salário, Francisco dos Santos, também morador do Santo Antonio, afirma que a estrutura oferecida pela prefeitura oferece condições dignas para os trabalhadores da reciclagem. “Já trabalhei em outras cooperativas e a estrutura oferecida aqui é muito superior. Não troco por nada essa oportunidade que ganhei ".