Saúde | 30/03/2023

Centro de Referência do Autismo será inaugurado pela Prefeitura de Louveira nesta sexta-feira (31)

Inauguração acontece dentro da programação de aniversário da cidade; conheça como vai funcionar o protocolo de atendimento

A Prefeitura de Louveira inaugura o Centro de Referência do Autismo nesta sexta-feira, 31 de março. O objetivo do espaço é prestar apoio, suporte e atendimento para as pessoas com autismo juntamente com as suas famílias. A ação faz parte da gestão do prefeito, Estanislau Steck, que tem o compromisso de promover saúde eficiente e inclusiva. A inauguração acontecerá no piso térreo do Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), no Jardim Vera Cruz, 400, às 9h. Essa é mais uma entrega dentro da programação de aniversário da cidade, onde os pacientes vão poder contar com uma nova disposição das salas para atendimento, consultórios e banheiros adaptados. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, preparou o protocolo de atendimento para o Centro de Referência do Autismo de Louveira (CAL), veja mais detalhes abaixo.

“O espaço é adequado e agradável para a convivência da população, que precisa e que merece toda essa estrutura. Essa será mais uma grande conquista para Louveira, onde quem ganha são os moradores” disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

O protocolo de atendimento do Centro de Referência do Autismo começa através de uma Unidade Básica de Saúde passando primeiramente por uma avaliação pediátrica ou clínica. Após isso, o paciente é encaminhado para o CAL. Neste momento, mesmo antes da inauguração do espaço, a Secretaria de Saúde está chamando para avaliação as crianças que estão na lista de espera.

Para o primeiro agendamento, a equipe do CAL entra em contato com o paciente ou responsável para comunicar a data. Após a consulta, a equipe começa a preparar a sequência com as demandas de acordo com o diagnóstico, que pode levar várias sessões para ser concluído. O objetivo é atender as necessidades de cada paciente, sendo criança ou adulto.

Além da equipe padrão que também atua nas Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Referência do Autismo contará com especialidades para atender as demandas de cada paciente, incluindo: terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicólogo, psicopedagogo, profissional de educação física, neurologista infantil e psiquiátrica.

Para facilitar o atendimento, os pacientes serão divididos em três grupos de faixa etária: menores de 7 anos, de 7 a 17 anos e maiores de 18 anos.

O atendimento para crianças também inclui os pais e responsáveis, sendo realizado terapia ocupacional em grupo, avaliação neuropsicológica, treinamento de habilidade social e prestação de apoio e suporte. O objetivo é gerar um desenvolvimento saudável para o paciente de forma integrada com a família.

No protocolo de atendimento voltado para adultos, eles contarão com suporte a inserção de práticas integrativas, como treino de habilidade social e entrada no mercado de trabalho. Neste último, a Prefeitura de Louveira prepara convênio com as empresas da cidade para inserir essas pessoas.

A quantidade de consultas e sessões para crianças e adultos depende dos diagnósticos realizados pelos médicos, que tem o objetivo de atender as demandas de forma inclusiva e eficiente.

“Nossos especialistas estarão prontos para atender com atenção e cuidado cada paciente. Incluir as famílias junto no atendimento com as crianças é fundamental para o progresso dela e o Centro de Referência do Autismo contará com isso”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Entre outros investimentos na área da Saúde, a Prefeitura de Louveira, anunciou na quinta-feira (30) o novo Programa Rede Hospital Louveira, que contempla o anúncio do projeto de construção de um novo Hospital no Santo Antônio e, também, uma reestruturação do atendimento hospitalar na cidade com mais atendimentos, consequentemente, na Santa Casa de Louveira.