Gestão Ambiental | 06/12/2022

Centro de Educação Ambiental Tabarana será mais um investimento ambiental importante para atender a população de Louveira

O projeto, em estruturação, tem o objetivo de compartilhar conhecimento sobre o meio ambiente, preservação e desenvolvimento sustentável

O Centro de Educação Ambiental Tabarana (CEA Tabarana), antigamente conhecido como Sala Verde Terra da Videira, em breve estará estruturado para atender a população em Louveira. O local será coordenado pela Secretaria de Gestão Ambiental. O projeto faz parte do plano de governo do prefeito, Estanislau Steck, que está comprometido com as causas ambientais.

“O Centro de Educação Ambiental será aberto para toda a população. O objetivo é compartilhar conhecimento sobre o meio ambiente, preservação e desenvolvimento sustentável” disse o prefeito, Estanislau Steck.

O Tarabana no nome do CEA é em homenagem ao Projeto Tabarana, que tem como objetivo a preservação das águas do Rio Capivari, de sua mata ciliar e de suas nascentes.

“Vamos aproveitar esse local para promover encontros, palestras, cursos e uma programação de atividades para a população. Além disso, vamos disponibilizar um conteúdo bibliográfico da área ambiental”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

O CEA Tabarana estará junto do Viveiro Municipal, sendo parte do projeto. O endereço vai ser na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista.

O projeto está em processo de estruturação.

O Projeto Tabarana

Lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, o Projeto Tabarana visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Hoje, ele desapareceu por conta da poluição.

O Capivari é um dos principais mananciais hídricos do município, atrás apenas do Córrego Fetá. Sua água é captada pela Secretaria de Água e Esgoto e distribuída, depois de tratada, para a população. Ele tem 180 quilômetros entre a nascente, em Jundiaí, e a foz, no município de Tietê, e passa pelos municípios de Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.

O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.

O despejo irregular de esgoto é a principal causa do comprometimento da qualidade da água do Capivari. Em geral, esses lançamentos são feitos a partir de ligações clandestinas que ficam em áreas irregulares.

Além de reduzir esses lançamentos, o projeto de despoluição também inclui investimentos para preservar a mata ciliar do rio e das nascentes do seu entorno e recuperar essa mata em trechos onde isso for possível. Essas ações serão coordenadas pela Secretaria de Gestão Ambiental.

O projeto prevê mapear também as famílias que vivem às margens do rio e iniciar um trabalho de conscientização ambiental sobre a importância de preservar as águas do Capivari. Essa ação será realizada pela Secretaria de Assistência Social.