Gestão Ambiental | 18/01/2023

Centro de Educação Ambiental Tabarana prepara ações de cuidado de árvores nativas com idosos e adolescentes

O local está em processo de estruturação e entre as ações, vai proporcionar cursos gratuitos, palestras, apresentações de filmes relacionados com o meio ambiente

O Centro de Educação Ambiental Tabarana (CEA Tabarana), projeto da Prefeitura de Louveira na gestão do atual prefeito de Louveira, Estanislau Steck, vai contar com um viveiro de mudas árvores nativas, no qual, em uma ação integrada da Secretaria de Gestão Ambiental, Assistência Social e Saúde, vai realizar medidas educacionais com idosos e adolescentes. O CEA Tabarana está em processo de estruturação. O local será coordenado pela Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira.

“O objetivo é compartilhar conhecimento sobre o meio ambiente para todos os moradores, sejam estudantes ou não. O Centro de Educação Ambiental Tabarana será aberto para todos. Trabalhar a conscientização sobre meio ambiente com idosos e adolescentes é uma etapa essencial para fazer a diferença hoje e para as futuras gerações”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Além disso, o local vai proporcionar para a população, cursos gratuitos, palestras, apresentação de filmes relacionados ao cuidado com o meio ambiente, entre outras novidades que serão divulgadas.

“A nossa ideia é que todo tipo de atividade dentro do viveiro seja desenvolvida pelos idosos e adolescentes que participarão. Desde a compostagem de restos vegetais que será usado como terra para germinação de sementes, bem como o desenvolvimento das mudas”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Quando o Centro de Educação Ambiental Tabarana estiver pronto para atender a população, a Prefeitura de Louveira vai divulgar no site oficial e nas redes sociais a programação das ações. O CEA estará localizado na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista.

O Projeto Tabarana

Lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, o Projeto Tabarana visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Hoje, ele desapareceu por conta da poluição.

O Rio Capivari é o segundo maior manancial hídrico de Louveira, atrás apenas do Córrego Fetá. Sua água é captada pela Secretaria de Água e Esgoto e distribuída, depois de tratada, para a população. Ele tem 180 quilômetros entre a nascente, em Jundiaí, e a foz, no município de Tietê, e passa pelos municípios de Vinhedo, Valinhos, Campinas, Monte Mor, Elias Fausto, Capivari e Rafard.

O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.

O despejo irregular de esgoto é a principal causa do comprometimento da qualidade da água do Capivari. Em geral, esses lançamentos são feitos a partir de ligações clandestinas que ficam em áreas irregulares.

Além de reduzir esses lançamentos, o projeto de despoluição também inclui investimentos para preservar a mata ciliar do rio e das nascentes do seu entorno e recuperar essa mata em trechos onde isso for possível. Essas ações serão coordenadas pela Secretaria de Gestão Ambiental.

O projeto prevê mapear também as famílias que vivem às margens do rio e iniciar um trabalho de conscientização ambiental sobre a importância de preservar as águas do Capivari. Essa ação será realizada pela Secretaria de Assistência Social.