Governo | 22/10/2015

Cartão Cidadão já ultrapassa 40 mil cadastros

Prefeitura convida população a retirar o documento, que serve como passaporte de acesso aos serviços públicos

O último levantamento realizado pela Prefeitura aponta que cerca de 42 mil moradores já estão cadastrados no Cartão Cidadão.Diante destes números, a Prefeitura orienta os moradores que ainda não estão com o Cartão em mãos a procurar um dos postos de atendimento do programa.

Para atender os moradores, a Prefeitura disponibiliza dois locais, um no Centro e outro no Bairro Santo Antônio. O posto da região central fica na Rua Antonio Antonioli, nº 27, na sede do Nucca (Núcleo de Capacitação e Cidadania). Já o atendimento do Bairro é feito na Rua Antônio Chicalhone, nº 338. O horário de atendimento é de segunda à sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

O cadastramento só será realizado nos postos de atendimento, já que na quarta-feira (21) o site do programa ficou inativo, uma vez que quase toda a população de Louveira já está cadastrada no sistema. No ato de retirada do Cartão Cidadão o morador deve ter em mãos um documento original com foto (RG, CPF, CNH), Certidão de Nascimento (Casamento, ou declaração de união estável) e um comprovante de residência original, que pode ser representado pela Conta de Água ou de Luz dos últimos três meses, carnê de IPTU ou contrato de aluguel reconhecido em cartório a mais de três meses.

Ao apresentá-los, o agente do cartão localizará o cadastro do morador, confirmará seus dados e, em caso de confirmação dos pré-requisitos, o cartão é impresso na hora.
Para retirar o cartão de crianças é preciso que os responsáveis levem a certidão de nascimento e, em caso da pessoa ser estrangeira, é necessário apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) permanente, além da comprovação de residência de um ano no município.

Benefícios
Na área de saúde, o Cartão Cidadão pode ser utilizado para agendamento de consulta, exames e retirada de remédios. O programa permitirá à Secretaria Municipal de Saúde o envio de mensagens de celular (SMS) aos pacientes informando os horários das consultas, serviço que será implantado pela Prefeitura ainda neste mês.

Já a Secretaria de Cultura e Eventos solicita a apresentação do Cartão para inscrições e controle de presença nas oficinas culturais, entrega de ingressos para shows e empréstimos de livros na biblioteca municipal.

Na área de educação, por sua vez, o documento é necessário para emissão de carteirinha de transporte escolar e para se inscrever no programa que oferece bolsas de estudo no ensino técnico e universitário.

A Secretaria de Esporte também solicita o cartão cidadão do morador durante o ato de inscrição nas modalidades esportivas, além de controlar a presença dos alunos através do documento, reservar quadras, transporte de alunos e liberação de material esportivo.

Em setembro de 2014, a Prefeitura deu início à primeira fase do programa, quando 14 mil visitas foram realizadas, sendo mais de 200 delas a pacientes acamados, onde todo o processo de cadastro era efetuado na residência, ou em tratamento fora do município, diretamente no local, comemorando mais de um ano do início do projeto.