Fundo Social de Solidariedade | 20/10/2021

CAMPANHA - Fundo Social recebe doação de 2,5 mil unidades de absorventes íntimos para distribuir entre entidades cadastradas

Ação foi realizada por médica ginecologista e obstetra da cidade em sua clínica; 11 entidades vão receber e distribuir os absorventes

Doação absorventes Fundo SocialO Fundo Social de Solidariedade de Louveira recebeu nesta quarta-feira (20) a doação de 2.552 unidades de absorventes íntimos femininos.

A campanha foi realizada pela médica ginecologista e obstetra Cynthia Falbo, da Clínica Cendemed de Louveira, a partir de uma ação da Associação das Mulheres Empresárias do Estado de São Paulo e da campanha Menina Mulher.

"Muitas vezes não paramos para pensar que milhares de pessoas não têm acesso a um item tão básico. Por isso, é tão importante contribuir com essa iniciativa. Aproveito para agradecer imensamente a todos que puderam participar”, ressalta a médica.

Todo o material arrecadado será distribuído entre as 11 entidades cadastradas junto ao Fundo social, que vão entregar o material para as mulheres em situação de vulnerabilidade social do município.

Absorventes Confira a lista de entidades beneficiadas:

- Igreja Assembleia de Deus

- Igreja Tenda da Congregação

- Igreja Comunidade da Família

- Centro Espírita Caminho Verdade Vida

- Cáritas - Paroquial Nossa Senhora Mãe Homens Santo Antônio De Pádua

- Cielo - Clínica Interdisciplinar e Educacional de Louveira

- Pastoral da Criança

- APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Louveira

- CONSEPAS  - Conselho dos Pastores de Louveira, Comunidade Cristã da Família

- Sociedade São Vicente de Paulo

- Casa de Repouso Bom Samaritano

Para receber as doações, estiveram presentes a Presidente do Fundo Social, Magali Steck e a Diretora Vanda Costa Estabile.

Absorventes
O assunto ganhou repercussão nacional no começo de outubro, quando o Governo Federal anunciou que estava vetando a distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua ou vulnerabilidade social. O Projeto de Lei nº 4.968 foi aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado, para instituir o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual para realizar campanhas informativas de conscientização da população sobre o tema, incluindo a distribuição do material para as mulheres vulneráveis.

O projeto foi sancionado pelo Governo Federal, mas a parte da distribuição gratuita foi retirada do texto. Após a repercussão negativa do caso, o Governo anunciou que prepara um novo projeto para disciplinar o tema.

Diante da negativa do Governo Federal, outros órgãos públicos e entidades privadas passaram a se mobilizar para auxiliar na distribuição de absorventes para mulheres carentes.