Saúde | 29/11/2022

Campanha Fique Sabendo oferece testes gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C em todas as UBSs em Louveira

Ação acontece entre os dias 1º e 7 de dezembro, das 8h às 15h; UBSs do Santo Antônio e Central funcionarão no sábado para realização dos exames

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a campanha Fique Sabendo, movimento estadual de conscientização em favor do diagnóstico de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis e as hepatites B e C. A ação é referente ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado na próxima quinta-feira (1°). 

“O Fique Sabendo visa levar os testes a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento”, afirma o prefeito Estanislau Steck. 

Entre 1 a 7 de dezembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas, das 8h às 15h, para realizar testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C sem necessidade de pedido médico. 

No próximo sábado (3), as UBSs do Santo Antônio (PAS) e Central (Lucilene Mosca Melin) estarão abertas das 8h às 15h para a realização dos testes. 

Para realizar o exame, procure a UBS mais próxima com documento oficial com foto e compareça ao local com máscara. 
Caso não possua cartão cidadão, devem-se apresentar RG, CPF e Cartão SUS.

Haverá também distribuição de materiais educativos, preservativos e aconselhamento.

Sobre HIV e sífilis

Ambos os vírus podem ser transmitidos ou adquiridos através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas. 

Há também três classificações da sífilis: a adquirida, por meio de relação sexual; a congênita, por transmissão vertical (da mãe para bebê); e gestacional (infecção no período de gestação).

“Nosso objetivo é conscientizar e proteger os cidadãos de Louveira. As doenças sexualmente transmissíveis são sérias e merecem atenção. Procure a UBS mais próxima e faça o exame”, disse a Secretária de Saúde Marcia Bevilacqua.