Saúde | 07/05/2013

Campanha de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (10 de maio)

Foto: Jasso / PML

 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe se encerra na próxima sexta-feira (10 de maio). A vacina é gratuita e direcionada às crianças de 6 meses a 2 anos, idosos de 60 anos ou mais, mulheres que deram a luz há 45 dias (puérperas), gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas. Todos que compõem o público alvo devem se encaminhar às unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h (exceto a do Monterrey, que funciona até às 16h) para receber a dose. Todos os pacientes acamados cadastrados pela Saúde de Louveira e que compõem o grupo prioritário da campanha foram vacinados até o último sábado (4 de maio), pelos profissionais da Equipe de Visita Domiciliar da Prefeitura de Louveira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 80% de um total de 6.000 moradores de Louveira que compõem o público prioritário da campanha. A Secretaria de Louveira imunizou até a manhã da última segunda-feira (6 de maio) 3889 pessoas entre crianças, idosos, puérperas, gestantes, trabalhadores da saúde e 704 portadores de doenças crônicas, que apresentaram prescrição médica para receber a dose.

De acordo com a secretária de Saúde, Pâmela Mango, a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonia, além de ser fundamental para evitar outras complicações respiratórias decorrentes da doença.

A Gripe é uma doença transmitida por vírus, através de gotículas eliminadas pela tosse e fala, ou a partir de contato com superfícies contaminadas pelo vírus e levadas pelas mãos aos olhos, nariz ou boca. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, coriza, tosse e dor de garganta. Além da vacina, alguns hábitos são eficazes para conter a transmissão da doença, como lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, e evitar ambientes fechados.

Postos de Saúde

 1-    Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos
Rua Antônio Chicalhone, 193 – Bairro Santo Antônio
 
 2-    Posto de Saúde – Centro
Rua Federico Zanella, 375 – Vila Nova
 
 3-    Posto de Saúde – Gilberto Ajjar – Monterrey
Avenida Gualicho, 1185 – Monterrey
 
 4-    Posto de Saúde – Burck
Rua Martinhos de Ludres, 700 – Residencial Burck
 
 5-    PA – Pronto Atendimento
Rua Luiz Martins Cruz, n° 63 – Bairro Santo Antônio
 
 6-    Secretaria de Saúde
Rua Antônio Schiamanna, 208 – Vila Nova