Esporte, Lazer e Juventude | 26/11/2013

Caminhada Ecológica reúne cerca de 70 pessoas no domingo

Foto: Divulgação

A 3ª Caminhada Ecológica realizada pela Prefeitura de Louveira, em comemoração ao Dia do Rio Capivari, reuniu cerca de 70 pessoas na manhã do último domingo, dia 24 de novembro. Na oportunidade, a secretária de Gestão Ambiental Rose Mary S. Celidonio chamou a atenção dos participantes para a importância da preservação dos recursos naturais e principalmente a conservação dos rios “Estamos comemorando o Dia do Rio Capivari e é sempre fundamental lembrarmos que a água é a nossa principal fonte de vida e precisamos conscientizar as pessoas para a importância da conservação dos rios e nascentes para conservarmos as principais virtudes da nossa cidade, que é a fauna e a flora. Vamos nos mobilizar para criarmos esta consciência ecológica nas crianças, jovens e em toda população desta cidade” convidou a secretária.

Os participantes da caminhada andaram por sete quilômetros, percorrendo a região da Fazenda Barreiro, na estrada que liga Louveira à Vinhedo. A Prefeitura disponibilizou dois pontos de hidratação, com tendas, frutas, água e açaí.

Para Valéria Martins Cruz, movimentos de conscientização são vitais “Mobilizações como esta caminhada ecológica são vitais para o processo de conscientização da população. A natureza traz paz e renovação e estar em contato com ela faz com que as pessoas passem a cuidar mais. É muito gratificante ficar em contato com a natureza. É sentir de perto a presença de Deus”, disse.

Aliando a prática de atividade saudável e conscientização, dona Ana Gonçalves, de 76 anos, fez questão de participar do trajeto “Eu acho importante estarmos aqui neste movimento ecológico. Sempre participo das atividades do Grupo da Melhor Idade e hoje estou aqui para caminhar pelo bem da nossa cidade e da natureza”, disse a moradora do parque das Videiras.  No mesmo intuito, Benedito de Godoi marcou presença no evento e aproveitou para relembrar a juventude “Essa caminhada é uma descontração e também serve de reflexão para nós. Eu fazia muito este trajeto quando eu era solteiro, chegava a fazer várias vezes por dia e me sentia muito bem em meio a tantas belezas naturas.  Lembro que toda tarde tomávamos banho no rio Capivari e é triste vermos que hoje ele está sujo e que a geração atual não pode ter a mesma experiência, por isso é tão importante trabalharmos a questão da preservação ambiental”, disse.