Saúde | 29/06/2022

ATENÇÃO - Saúde orienta moradores sobre o recolhimento de lote do anti-hipertensivo Losartana em todo o País

Moradores que possuem a medicação do lote indicado (21J290) devem levar a receita e o medicamento a uma das farmácias municipais para efetuar a troca; tratamento não deve ser interrompido

A Prefeitura de Municipal de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, informa que por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o medicamento anti-hipertensivo Losartana lote 21J290, V: 09/23, marca PRATI DONADUZZI, foi recolhido das farmácias municipais. A medida foi tomada pela Anvisa devido à presença de impureza química concentrada, acima do limite de segurança aceitável.

Usuários do medicamento: o que é importante saber:
• Moradores que possuem a medicação do lote indicado (21J290) devem levar a receita e o medicamento a uma das farmácias municipais para efetuar a troca.
• Há no mercado outras losartanas que podem substituir os medicamentos recolhidos ou interditados.
• Somente troque de medicamento quando já tiver o novo em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir malefícios imediatos, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca.
• É importante ressaltar que o paciente em uso de  losartana não deve interromper o tratamento, uma vez que isso poderia trazer riscos para a sua saúde. A população precisa continuar tomando sua medicação de acordo com as orientações de seu médico e qualquer alteração de tratamento e medicamento só devem ser feitas com orientação médica. 

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com as farmácias municipais. CLIQUE AQUI (https://louveira.sp.gov.br/servico/saude) para conferir os números de telefone.