Desenvolvimento Econômico | 04/02/2022

ATENÇÃO - Procon alerta consumidores sobre golpe da venda de produtos com valores abaixo do normal pelas redes sociais

Criminosos utilizam contas aparentemente legítimas em redes sociais como Instagram e Whatsapp e pedem pagamentos via Pix

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor)  de Louveira faz um alerta aos consumidores da cidade sobre golpes que estão sendo aplicados virtualmente pelas redes sociais nos útimos dias. 
 
Os golpistas utilizam as redes Instagram e Whatsapp para anunciar a venda de produtos como eletrodomésticos e móveis usados por preços muito abaixo dos valores de mercado e usando contas aparentemente legítimas, mas que na realidade foram invadidas.
 
Dessa forma, os criminosos disparam mensagens ou fazem publicações nos Stories anunciando TVs, celulares, computadores, geladeiras, máquinas de lavar, entre outros produtos, que segundo as descrições estão sempre em "ótimo estado de conservação" e são anunciados por preços muito abaixo dos valores de mercado.
 
Em contato com as vítimas, os golpistas pedem uma transferência via Pix, em geral de um valor menor do que o preço total, para reservar a compra. Porém, o produto nunca é entregue.
 
Para evitar risco de problemas e golpes, o Procon de Louveira orienta os consumidores a avaliarem bem a compra, os perfis e o tipo de negócio que está sendo fechado antes de realizar qualquer tipo de pagamento. 
 
O Procon orienta também que todos devem desconfiar de ofertas de produtos com valores muito abaixo da realidade, que devem ser avaliadas com cuidado, já que esse é um dos principais atrativos utilizados pelos golpístas
 
O Procon está a disposição para orientar e ajudar as pessoas que sofrem por este tipo de situação. 
 
Contato
 
Telefone: (19)) 3848-3991
E-mail: proconatendimento@louveira.sp.gov.br
Endereço: Avenida Ricieri Chiquetto, 156, sala 5 - Bairro Santo Antônio - Louveira.