Saúde | 24/03/2022

ATENÇÃO - No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Saúde pede que moradores com sintomas procurem atendimento médico

Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado em 24 de março; moradores com tosse há mais de 3 semanas devem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde

Nesta quinta-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A Prefeitura de Louveira alerta os moradores para a importância de buscar atendimento médico em caso de sintomas da doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que ataca principalmente os pulmões. Ela é causada por uma bactéria. O principal sintoma é a tosse contínua por várias semanas.

Para evitar a evolução da doença, a Secretaria de Saúde pede para que os moradores com tosse há mais de 3 semanas busquem atendimento em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS). As equipes de enfermagem estão em prontidão para realizar os exames necessários. 

Caso o diagnóstico de tuberculose seja confirmado, o paciente deve iniciar o tratamento, que é totalmente gratuito, com a maior brevidade possível. 

CLIQUE AQUI para conferir as localizações e contatos das UBSs. Todas atendem casos suspeitos e oferecem tratamento para os casos confirmados. 

A principal forma de prevenção das formas graves é a vacina BCG, disponível gratuitamente nas UBSs. Ela deve ser aplicada preferencialmente após o nascimento, podendo ser aplicada em adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Após essa idade, a vacina não é mais recomendada.

Em Louveira, neste ano, nenhum caso da doença foi confirmado até o momento. A cobertura vacinal da BCG em recém nascidos no ano de 2021 foi de 80%.

Transmissão

A transmissão ocorre através do contato com gotículas de saliva expelidas pelo paciente através da tosse, espirros e fala. 

Sintomas

O principal sintoma da doença é a tosse contínua por várias semanas. Pode começar de forma seca, evoluindo com a presença de secreção e posteriormente sangue ou pus nas semanas seguintes. 

Também pode causar: cansaço, febre baixa, falta de apetite e fraqueza. Em casos graves há dificuldade para respirar, colapso do pulmão, e acúmulo de pus e sangue no órgão. 

Tratamento

O tratamento contra tuberculose é gratuito e realizado através de um conjunto de antibióticos durante 6 meses. É 100% eficaz, desde que não haja abandono ou irregularidade no uso das medicações. A Secretaria de Saúde reforça a importância de realizar todo o tratamento para que o paciente esteja totalmente curado. O tratamento incompleto pode resultar em uma bactéria mais resistente, dificultando o controle da doença.