Gestão Ambiental | 25/09/2014

Alunos da Rede Municipal plantam 100 mudas de árvores no bairro Leitão

arvre

Na tarde do último dia 19, aproximadamente 42 crianças do Ensino Infantil e Fundamental da Rede Municipal de Louveira participaram do plantio de 100 mudas de árvores nativas da região nas ruas Catharina Calssavara Caldana e Angela Boviero (travessa que liga Rua do Paço à Rua Silvério Finamore), localizadas no bairro Leitão. Também participaram do plantio os usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Louveira da Secretaria da Saúde.

O evento fez parte das comemorações do “Dia da Árvore” (comemorado no dia 21 de Setembro), e organizado pela Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer e plantar sementes das árvores: louveira, copaíba, manacá da serra e bracatinga. A Bracantinga (Mimosa Scabrella) é normalmente plantada em praças e jardins. As flores desta árvore aparecem com mais intensidade de junho a agosto. Os frutos não são comestíveis e amadurecem de novembro a janeiro.

Também foi entregue junto com as sementes um “Guia de Arborização” para estudo e avaliação dos espaços urbanos. Nele os alunos puderam encontrar diretrizes para acolher árvores, praças, bosques e até como formar florestas.

Para as crianças, esse foi um dia muito especial. “Plantar árvore é muito importante para termos um planeta melhor. Ela traz sombra, frutos e melhora o ar. Sem contar que a cidade fica bem mais bonita”, disse a aluna do CEIL Centro, Raila Julia Reis de Souza, de 10 anos. Já para Gabriel Soares Ribeiro, de 10 anos, também estudante do CEIL Centro, todos devemos contribuir com o meio ambiente. “Gostei muito de participar do plantio das árvores. É a quarta vez que eu ganho muda e plantei todas”, disse o aluno.

Acolhidos também participaram das comemorações

No mesmo dia no período da manhã, os acolhidos (ex-moradores de rua) da Casa de Acolhimento da Prefeitura de Louveira também distribuíram à população 100 mudas de três espécies diferentes de árvores: a arueira, jacarandeira e a popular pata de vaca e 100 kits de sementes de bracantinga. Em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental, a ação aconteceu simultaneamente no deck em frente ao Banco Itaú (Centro) e na Praça Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Bairro Santo Antônio.

Segundo a coordenadora da Casa de Acolhimento, Marili Scudero, o objetivo foi conscientizar a população em relação à preservação do meio ambiente, dando ênfase para o dia da arvore, e também mostrar a comunidade os resultados da Casa de Acolhimento. A atividade teve a participação dos integrantes do programa, além de monitores, membros da equipe técnica e colaboradores.

Para os Educadores Sociais, Izabel Cristina e Fabio Oliveira essa é uma maneira de mostrá-los interagindo com a sociedade. “Os lugares foram escolhidos nos quais eles eram vistos como pessoas que não tinham mais chance de recuperação, e quando eles se mostram interagindo com a sociedade de maneira lúcida, mostrando que há chance de recuperação e uma autonomia”, declarou Marili.
Para mais informações sobre a Casa de Acolhimento ligue: 3878-4473.