Água e Esgoto | 30/06/2022

ALERTA - Prefeitura reforça necessidade de uso consciente da água para evitar riscos ao abastecimento

População não deve lavar veículos, ruas, calçadas e fachadas de áreas residenciais, comerciais ou industriais; veja dicas de como economizar

A Prefeitura de Louveira volta a alertar a população para que economize água com objetivo de minimizar os riscos ao abastecimento de residências e no setor produtivo.

A recomendação ocorre junto com a chegada do período de estiagem, que prevê uma redução histórica dos índices de chuva até o mês de novembro. 

No ano passado, a região Sudeste no País enfrentou a pior seca dos últimos 90 anos, segundo espacialistas. Louveira não teve problemas com o abastecimento, mas algumas cidades da região foram forçadas e fazer racionamento.

Em Louveira, no momento, não há riscos para o abastecimento. A Prefeitura reforça a orientação para que todos reduzam o consumo em casa e no trabalho. A água tratada não deve ser usada para lavar ruas, calçadas e fachadas de áreas residenciais, comerciais ou industriais, além de veículos, assim como molhar plantas e jardins. Além disso, os moradores devem estar atentos a vazamentos em seus imóveis.

O município tem feito constantes campanhas para conscientizar a população sobre a importância do uso consciente de água na cidade. A economia depende de cada morador. Nas ações do dia a dia, é possível adotar medidas simples, que acabam levando a resultados expressivos quando adotadas por todos.

Dicas para economizar:

1 – O banho deve ser rápido. Se o tempo passar de 15 para 5 minutos, cerca de 90 litros de água podem ser economizados.

2 – Feche o chuveiro quando estiver se ensaboando. Isso reduz o tempo do banho e economiza cerca de 80 litros de água.

3 – É possível economizar ao desligar o chuveiro enquanto lava o cabelo.

4 – Fazer a barba em 5 minutos gasta 12 litros de água. Fazer a barba no chuveiro diminui o consumo para 2 litros.

5 – Economize mais de 11 litros de água escovando os dentes com a torneira fechada.

6 – Além de manter a torneira fechada enquanto escova os dentes, utilize um copo de água para enxaguar a boca.

7 – Mantenha um balde no chuveiro para reter a água que corre até que ela aqueça. Utilize esta água para lavar o banheiro, a cozinha e até para regar plantas.

8 – Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Jogue papel higiênico, algodão, absorvente e qualquer outro resíduo no lixo.

9 – Não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por seis segundos, o gasto é de 10 a 14 litros de água.

10 – Verifique se não há vazamentos. Um buraco de dois milímetros no encanamento desperdiça cerca de três caixas d’água de mil litros.