Desenvolvimento Econômico | 05/12/2022

Agricultores de Louveira participam de ação de recolhimento de embalagem de defensivos agrícolas

A iniciativa tem como objetivo facilitar ao produtor rural uma correta destinação das embalagens de defensivos agrícolas evitando a contaminação do meio ambiente.

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais de Louveira - APR, participaram na última sexta-feira (2) do 11º Dia do Campo Limpo. A ação contou com o respaldo legal da ADIAESP e foi realizada na Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias, sendo mais uma vez viabilizada através de uma parceria entre as cidades de Louveira e Jundiaí.

“O objetivo dessa ação é melhorar a qualidade de vida no campo, ajudando o agricultor a atender às legislações vigentes no que se refere ao recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas. Com o correto descarte dessas embalagens reduzimos os riscos ambientais e protegemos nossos agricultores”, reforça Estanislau Steck, prefeito de Louveira.

84 produtores de Louveira participaram da ação que é uma das metas anuais do Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura, o PROMIF. O número de embalagens recolhidas deve ser divulgado nos próximos dias, no ano passado foram 12,9 mil embalagens.

O material da coleta foi encaminhado para o processo de triagem para posterior reciclagem. “Tudo isso resultará em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas. É uma parceria de sucesso, que facilita a vida do produtor rural e promove benefícios para o meio ambiente” conclui Ricardo Barbosa, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico.