Fake News | 31/07/2020

Prefeitura alerta sobre FAKE NEWS sobre protocolo de teste rápido para covid-19

A Secretaria de Saúde de Louveira, em continuidade ao combate às “Fake News”, esclarece que foi veiculada através de redes sociais (Facebook) por uma pessoa auto intitulada, “Dei Liang”, NOTÍCIA FALSA sobre realização de testes rápidos de Covid -19 pela Saúde Municipal de Louveira.

Em sua veiculação, esse pessoa afirmou existir “Protocolo da Prefeitura” que “nega testagem de Covid-19 para a população”. Esclarecemos que tais alegações são inverídicas e vêm causando desinformação, podendo levar a população ao estado de pânico nesse momento delicado de pandemia, deixando as pessoas em situação ainda mais vulnerável.

Esclarecemos que tal conduta possui natureza criminosa e, seu autor pode incorrer no crime de Alarma, previsto no Artigo 41 do Decreto Lei Federal nº 3.688 de 03 de outubro de 1941, que prevê a possibilidade de prisão por até 06 (seis) meses.

Quanto ao uso de teste rápido para detecção de Covid-19 a Prefeitura segue as determinações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina:

“Como a produção de anticorpos aumenta a cada dia a partir do início da infecção pelo vírus, é preciso que haja uma quantidade mínima de anticorpos que o teste consiga detectar. Este período entre o início dos sintomas e a detecção dos anticorpos em exames é chamado de janela imunológica.”

Sendo assim, a imunocromatografia para anticorpos (IgM e IgG) é indicada para exames a partir de pelo menos oito dias após o início dos sintomas.

A ANVISA também alerta sobre o risco do teste ser realizado ANTES deste período e afirma: “A utilização de testes rápidos antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”.

As informações divulgadas devem ser cuidadosamente analisadas para evitar seu desvirtuamento ou interpretações errôneas.

A Secretaria de Saúde de Louveira age com o máximo cuidado e proteção da população seguindo todas as orientações da OMS, Ministério da Saúde e ANVISA.

Prefeitura Municipal de Louveira - Copyright® 2020